«Somente Cristo pode satisfazer as aspirações mais íntimas do coração do homem»

images11.jpg

Caros jovens,

O Santo Padre inicia dia 12 de Julho a sua viagem com destino a Sydney, na Austrália, afim de participar na XXIII Jornada Mundial da Juventude. O programa é bastante extenso e variado, porém, realço o encontro de Bento XVI com um grupo de jovens deficientes da comunidade de recuperação da universidade de Notre Dame no dia 18 de Julho, o encontro com os Bispos autralianos, com os seminaristas, com os noviços e as noviças na Catedral de Santa Maria de Sydney com a celebração da Santa Missa e a dedicação de um novo altar no dia 19 de manhã e à tarde a Vigília com os jovens no Hipodromo de Randiwick em Sydney e, por fim, o encerramento do encontro com a grande celebração da Santa Missa na XXIII Jornada Mundial de Juventude também no Hipodromo de Randiwick em Sydney.

O SDPJ de Setúbal não estará fisicamente presente, porém, não poderá deixar de estar unido pela oração com e por todos aqueles que se encontram a caminho afim de participarem neste grande encontro mundial. Apelo-vos à leitura da mensagem que o Santo Padre nos dirigiu nesta XXII Mundial da Juventude. Meditai e rezai bem esta Mensagem, individualmente ou em grupo, e aplicai-a na vida concreta do dia a dia para que possais crescer mais na obediência à , no amor a Deus e à Sua Igreja e no desejo da esperança de vida eterna.

A XXII Jornada Mundial da Juventude será para o SDPJ de Setúbal um grande marco na nossa história, pois, a partir deste dia o nosso site será actualizado diariamente com noticias não só deste encontro, mas também de muitos outros que se referem à actividade juvenil.

No que se refere às actividades do próximo ano quero informar que o calendário estará disponivel a partir do próximo dia 16 de Julho, 33º aniversário da criação da nossa Diocese. Desde já sublinho a grande actividade do próximo ano pastoral 2008-2009 dedicado ao Apóstolo Paulo: o acampamento jovem nos dias 5, 6 e 7 de Junho na Quinta do Álamo, no Seixal. Como sabem dia 25 de Outubro teremos a peregrinação diocesana ao Santuário de Fátima. O SDPJ está a preparar uma actividade para a noite do dia 24 de Outubro neste mesmo local. Gostaria de saber qual a vossa preferência de actividade neste encontro: uma vigilia de oração ou uma Via-Lucis? A Via-Lucis poderá ser nos Valinhos ou noutro local. No site estará disponivel um espaço para que possais votar na vossa preferência.

No final deste texto quero citar sublinhar umas palavras da Mensagem do Santo Padre: «Somente Cristo pode satisfazer as aspirações mais íntimas do coração do homem; só Ele é capaz de humanizar a humanidade e conduzi-la à sua “divinização”. Com o poder do seu Espírito, Ele infunde em nós a caridade divina, que nos torna capazes de amar o próximo e de nos pormos com disponibilidade ao seu serviço. Revelando Cristo crucificado e ressuscitado, o Espírito Santo ilumina, indica-nos a vida para nos tornarmos mais semelhantes a Ele, ou seja, para sermos “expressão e instrumento do amor que dele dimana” (Encíclica Deus caritas est, 33).» Caros amigos, vivei com intensidade a única certeza abslouta da existência humana na alegria de pertenceres a uma Igreja que vos quer gerar e criar para santidade.

Pe. Luís Ferreira