Bento XVI assinala ano paulino com um novo ciclo de reflexões dedicado a São Paulo

q899xcalnsa84calnnkn2cau8n1roca4tzvtica7txxa2ca5w2h9vcaksqiwzcam7957ucak84ltzcaqtir6lca7vmhyuca981rkzca6jymglcau1xfp1can2dtx4ca5dbyc4caiahov3.jpg

Na audiência geral desta quarta feira Bento XVI inaugurou um novo ciclo de catequese dedicado a São Paulo, por ocasião do ano Paulino inaugurado sábado passado.
A audiência decorreu na Aula Paulo VI e não na Praça de S.Pedro ao calor elevado que nos últimos dias tem investido Roma.
Partilha da cultura e do ambiente em que vivia, mas também originalidade. Estes os elementos da actitude de São Paulo que o Papa propor como ensinamento também para nós cristãos do terceiro milénio , salientando a tripla formação paulina, judaica, grega, ou melhor helenística e de cidadão romano.
Aos cerca de oito mil fiéis congregados na grande aula das audiências do Vaticano Bento XVI antecipou que dedicará as próximas catequeses das quartas feiras a Paulo de Tarso, por ocasião do ano paulino, a dois mil anos do nascimento do Apóstolos das gentes.
Nesta quarta feira o Papa ilustrou aos fiéis a relação entre Paulo o seu ambiente, num mundo, como aquele romano onde os judeus eram minoria, que em Roma não atingia os três por cento da população, e nas várias passagens da sua vida, inclusive a etapa em Atenas, com o celebre discurso no Areópago perante os intelectuais do tempo.

Esta referencia serviu ao Papa para recordar o influxo sobre Paulo também das correntes estóicas do tempo.
Ao grande apostolo – disse Bento XVI é dedicado este ano litúrgico, porque é uma figura excelsa e quase inimitável , mas contudo estimulante diante de nós, como exemplo de total dedicação ao Senhor e á sua Igreja além de grande abertura á humanidade e ás suas culturas.
Primeira etapa desta viagem de reflexão foi portanto a relação entre o apóstolos das gentes e o ambiente cultural, social e histórico em que viveu não muito diferente, para o Papa do ambiente contemporâneo.
Para Bento XVI São Paulo não só deve ser venerado mas também compreendido na sua complexidade e riqueza.