Bispo coloca juventude no centro das visitas pastorais até 2020

O bispo de Setúbal, D. José Ornelas, anunciou que até 2020 vai visitar todas as paróquias da diocese para conhecer a realidade juvenil local, dentro e fora da Igreja.

“O objetivo fundamental será o de envolver e responsabilizar os jovens, num modo de ser participativo, criativo e interventivo, ao mesmo tempo que se cria uma mentalidade de abertura nas paróquias e vigararias”, disse D. José Ornelas.

O Departamento de Comunicação diocesano informa que o anúncio do nosso bispo foi feito ao clero na reunião plenária conclusiva do ano pastoral, dia 26 de junho, no Seminário de Almada

“Esta presença do Bispo junto dos jovens, nas suas comunidades, pretenderá dinamizar o que as comunidades estão a fazer e ajudar a mobilizar neste sentido – os jovens têm que ser os protagonistas da nossa Igreja”, acrescentou D. José Ornelas.

De recordar que o próximo biénio pastoral 2018-2020 em Setúbal vai ser dedicado à «Juventude e Vocações» e o bispo diocesano pretende realizar um encontro com os crismados ao longo do último ano.

“Temos que desafiar estes crismados a ser Igreja e a sair além das fronteiras da comunidade a que pertencem”, explicou ao clero sadino.

Segundo a notícia no site da diocese, na reunião, o diretor da Pastoral da Juventude, o padre João Nabais Dias, apresentou a proposta de estrutura de Pastoral Juvenil e Vocacional que se pretende implementar na Diocese de Setúbal e as futuras linhas de ação.

reunião clero_jun_Setúbal (2)