Bispo vai ao encontro dos jovens e dedica visitas pastorais à juventude

O bispo de Setúbal começa hoje as visitas pastorais dedicadas à juventude na Paróquia de Sesimbra. Um caminho que vai ser vivido ao longo dos próximos dois anos por todas paróquias da diocese.

“Este mundo onde nós vivemos é um mundo que não é perfeito e, por isso, vocês, a Igreja, têm de estar lá para mudar este mundo para melhor”, disse D. José Ornelas aos jovens de Setúbal, pedindo que sejam “protagonistas”.

D. José Ornelas no «Jubileu da Juventude 2016»

No vídeo publicado hoje o bispo sadino explica que a comunidade paroquial é onde cada um vive: “Onde partilhamos cada dia o Evangelho, onde nos esforçamos para mudar as coisas e a partir desta paróquia é que vamos mudar a Igreja e mudar o mundo”.

«Partilha-te [em novos caminhos]» é o tema que vai mobilizar a diocese durante os próximos dois.

“Viver o Evangelho significa criar uma comunidade, fazer parte dela, partilhar o Evangelho que se vive com essa comunidade e a partir da comunidade partilhar o Evangelho com os de fora”, realça o bispo diocesano, que escreveu a Nota Pastoral «Jovens: pedras vivas na construção da Igreja».

Setúbal_juventude_biénio_Partilha-Te

A primeira visita começa hoje na Paróquia de Sesimbra e termina no próximo sábado, dia 10 de novembro.

Durante o atual ano pastoral 2018/2019, D. José Ornelas vai visitar as vigararias de Palmela-Sesimbra, Caparica e Almada.

O novo Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal vai acompanhar o seu bispo e do programa destacam-se encontros entre D. José Ornelas com os grupos e movimentos juvenis das paróquias, vigílias de oração, workshops e formações, Eucaristia, envio e compromisso,

Do programa fazem parte também visitas com as forças vivas das comunidades onde estão inseridas as paróquias católicas e encontros com jovens nas escolas, associações e coletividades bem como os responsáveis políticos, entre outros.

Programa da visita à Paróquia de Sesimbra, entre hoje e sábado, dia 10 de novembro:

05 de novembro:
12h00 - Encontro com a Presidente da Assembleia Municipal de Sesimbra para conhecer as atividades do município para a juventude, especialmente as assembleias anuais de jovens;

21h00 - Encontro inicial com a comunidade paroquial;

07 de novembro:
12h00 - Visita à Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra para encontro com os jovens do centro de Atividades de Tempos Livres;

21h00 – Vigília de adoração dos jovens e da comunidade, na Igreja Matriz;

08 de novembro
21h00 - Workshops dinamizados pelo Departamento da Juventude;

09 de novembro
22h00 - Encontro com os jovens da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Sesimbra;

23h00 – Encontro com os jovens da Banda da Sociedade Musical Sesimbrense.

10 de novembro:
10h00 – Encontro com o Agrupamento de Escuteiros 325 Sesimbra;