Bispo de Setúbal vai ao encontro da juventude do Castelo de Sesimbra

O bispo de Setúbal está esta semana na Paróquia do Castelo de Sesimbra numa programa pastoral dedicado não só à juventude católica mas a todos os jovens.

D. José Ornelas está com a população de Nossa Senhora da Consolação de 3 a 8 de dezembro.

3 dezembro – segunda-feira
18h30 – Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima

20h00 – Associação Cultural e Desportiva da Cotovia

5 dezembro – quarta-feira
14h30 – Voluntários do Banco Alimentar da paróquia
16h00 – Encontro com grupos da Paróquia do Castelo de Sesimbra

19h00 – Grupo Desportivo de Alfarim
20h30 – Grupo Desportivo União da Azóia

6 dezembro – quinta-feira
10h30 – Visita Centro Paroquial

14h30 – Escola Básica do Castelo
16h00 – Escola Profissional Agostinho Roseta

19h00 – Grupo Desportivo de Sesimbra – Campo de Futebol da Maçã
21h30 – Grupo Bota Big Band

7 dezembro – sexta-feira
21h30 – Grupo Recreativo Escola de Samba Saltaricos do Castelo

21h30 – Vigília de Oração – igreja da Corredoura

8 dezembro – sábado
16h30 – Workshops para os jovens
- “Quem sou? Para quem sou?” e recursos para a Pastoral Juvenil – Departamento da Juventude;
- Testemunho de família com Rita e Pedro Belo Pires;
- Testemunho de missão com Alexandre Sousa

19h00 – Eucaristia – Igreja Paroquial
20h30/21h30 – Jantar com jovens e Conselho Paroquial de Jovens – Centro Paroquial

D. José Ornelas está a começar o biénio (2018-2020) dedicado à juventude da Diocese de Setúbal pela Vigararia (conjunto de paróquias) de Palmela/Sesimbra e, depois, entre 10 e 16 deste mês, vai estar na Paróquia da Quinta do Anjo.

Setúbal_juventude_biénio_Partilha-Te

 

Durante o atual ano pastoral 2018/2019, D. José Ornelas visita as Vigararias de Palmela-Sesimbra, da Caparica e de Almada.

Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal vai acompanhar o seu bispo e do programa destacam-se encontros com os grupos e movimentos juvenis das paróquias, vigílias de oração, workshops e formações, Eucaristia, envio e compromisso, e encontros nas escolas, sociedades, grupos desportivos.

«Partilha-te [em novos caminhos]» é o tema que vai mobilizar a diocese até 2020 e D. José Ornelas escreveu a Nota Pastoral «Jovens: pedras vivas na construção da Igreja».

Crisma «não é um goodbye» – Bispo de Setúbal

O bispo de Setúbal disse hoje que o Sacramento da Confirmação “não é um goodbye” na Missa que presidiu na Paróquia de Palmela onde crismou 12 jovens.

“Para muitos jovens a celebração do Crisma significa quase uma espécie de receber o diploma da fé e dizer a adeus. Acabou a catequese, acabou as coisas. Não é para isso, isto não é goodbye mas um startup”, afirmou D. José Ornelas.

D. José Ornelas_Palmela (1)

Neste domingo, primeiro de Advento, começou uma nova etapa “de responsabilidade, de trabalho”, para os 12 jovens que foram crismados para colaborarem “na construção de um mundo mais justo, mais fraterno”.

A partir das leituras deste domingo, reforçou que o Crisma é um começar “no sentido que a Palavra de Deus diz”: “É preciso mudar a nossa vida, este mundo, vocês estão a crescer, não estão a dizer adeus, estão a começar a lançar-se na vida.”

O bispo diocesano observou que os problemas que afetam o mundo e a sociedade, como as guerras e os refugiados, são de todos: “Vocês recebem o Espírito da misericórdia, recebem o Espírito da solidariedade, recebem o Espírito da fé e da esperança, e portanto, estes problemas são nossos.”

“Queremos e precisamos de vocês, para mudar este mundo. Deus precisa de nós todos”

“Aceitem o espírito criativo, um espírito que é capaz de transformar-vos para que transformem a vossa realidade e o mundo. Passa por uma atitude de perceber que a Palavra de Deus, o espírito significa ligação com o pai do céu que nunca vos deixará cair e dará força, energia e esperança. Quer que sejam pessoas felizes e partilhem felicidade”, desenvolveu.

“Deus põe diante a possibilidade de uma vida melhor”

D. José Ornelas afirmou que esta semana teve como objetivo que os “jovens tenham papel na Igreja, nas suas comunidades e as comunidades se abram ao dinamismo”.

“Não é moda; Até agora foram cuidados, acarinhados, promovidos pela comunidade agora, cada vez mais, esse papel passa por vocês aqui na igreja, na vossa família, na sociedade, na escola, onde quer que se vá. As boas novas de Deus são para construir a nossa humanidade.”

A visita à Paróquia de Palmela realizou-se entre 26 de novembro e hoje, 2 de dezembro, e o bispo de Setúbal visitou escolas, esteve em associações, clubes desportivos e com os escoteiros.

Num biénio dedicado a todos os jovens da Diocese de Setúbal, durante o atual ano pastoral 2018/2019 D. José Ornelas visita as Vigararias de Palmela-Sesimbra, da Caparica e de Almada.

Bispo dedica semana a todos os jovens de Palmela (programa)

O bispo de Setúbal começa hoje a visita pastoral aos jovens da Paróquia de Palmela. Um périplo até ao próximo domingo, dia 2 de dezembro.

D. José Ornelas vai estar com os jovens das sociedades filarmónicas, do clube de futebol, visitar as escolas, encontrar-se com os escoteiros e com os jovens católicos, em oração, formação e convívio.

26 novembro – Segunda-feira

18h00

Sociedade Filarmónica Humanitária

27 novembro – Terça-feira

19h00

Palmelense Futebol Clube

28 novembro – Quarta-feira

21h30

Oração de Taizé
(organizada pela JSF- Jovens Sem Fronteiras)

Igreja de Palmela

29 novembro – Quinta-feira

18h45

Sociedade Filarmónica Palmelense «Loureiros»

30 novembro – Sexta-feira

10h10

Escola Hermenegildo Capelo

12h25

Escola Secundária de Palmela

1 dezembro – Sábado

10h30

Workshops com os Jovens

- “Para quem sou?”
Departamento da Juventude

- Testemunho de família
(Joana Simões e Ricardo Almeida)

- Se Deus existe, porque há sofrimento?
(Diac. Jonas)

Igreja de Palmela

15h30

Escoteiros Grupo 40 AEP – Associação dos Escoteiros de Portugal

16h30

Encontro com Crismandos

Igreja de Palmela

21h00

Vigília de Oração pelos Crismas

2 dezembro – Domingo

10h30

Encontro com 8.º e 10.º volume da catequese

Igreja de Palmela

12h00

Eucaristia com Sacramento da Confirmação – Crismas

13h30

Almoço com Crismados e Famílias

Salão Paroquial de Aires
15h30

Conselho Paroquial de Jovens

Setúbal_juventude_biénio_Partilha-Te

Durante o atual ano pastoral 2018/2019, D. José Ornelas visita as Vigararias de Palmela-Sesimbra, da Caparica e de Almada.

Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal vai acompanhar o seu bispo e do programa destacam-se encontros com os grupos e movimentos juvenis das paróquias, vigílias de oração, workshops e formações, Eucaristia, envio e compromisso, e encontros nas escolas, sociedades, grupos desportivos.

«Partilha-te [em novos caminhos]» é o tema que vai mobilizar a diocese até 2020 e D. José Ornelas escreveu a Nota Pastoral «Jovens: pedras vivas na construção da Igreja».

«Juventude e vocações» junta padres e animadores de jovens em formação

A diocese organizou a formação «uma Igreja que escuta realmente os jovens é uma Igreja aberta ao Espírito Santo» que vai juntar padres e animadores de jovens, entre as 10h00 e as 13h30, de 1 de dezembro, no Seminário de Almada.

O orador é o diretor do Serviço Nacional da Pastoral do Ensino Superior, o padre Eduardo Duque.

 “Os tempos mudaram, a linguagem mudou, a sociedade tornou-se mais célere, a tecnologia entrou nas nossas vidas e nas nossas casas, mas Deus, o Deus da história, continua a tornar-se presente na nossa vida”.

p.eduardoduque_fotoagenciaecclesia

Padre Eduardo Duque Foto Agência Ecclesia

O orador, sacerdote da Arquidiocese de Braga, informa que na formação pretende-se “analisar as transformações que estão a ocorrer na sociedade” e perceber para onde se está a caminhar, “de forma a que, de olhos despertos”, sejam “agentes de transformação positiva da sociedade”.

Programa
- Os jovens, a fé e o discernimento vocacional;
- Não se trata de escutar os jovens, mas o Espírito Santo!
- Como são os nossos jovens?
- Como deve ser a Igreja do século XXI?

Na formação o tema da “juventude e vocações” vai ser abordado numa perspetiva mais ampla e à luz das conclusões do Sínodo dos Bispos, vai ser dado enfoque à importância do acompanhamento e acompanhadores no discernimento vocacional dos jovens. A realidade da Diocese de Setúbal vai ser apresentada a partir da análise aos dados recolhidos no inquérito realizado aos jovens no ano pastoral 2016/2017.

«Uma Igreja que escuta realmente os jovens é uma Igreja aberta ao Espírito Santo» é uma formação só para animadores de jovens e não é preciso inscrição.

No dia 30 de novembro, o padre Eduardo Duque vai estar reunido em formação só com o clero sadino (temas no site da diocese).

20181130-Formacao-Juventude-Vocacoes

JMJ Panamá – Papa Francisco envia mensagem-vídeo aos jovens

«Queridos jovens!

Vai-se aproximando a Jornada Mundial da Juventude, que será celebrada no Panamá em janeiro do próximo ano [entre os dias 22 e 27] e terá como tema a resposta da Virgem Maria à chamada de Deus: «Eis a serva do Senhor, faça-se em Mim segundo a tua palavra» (Lc 1, 38).

As suas palavras são um «sim» audaz e generoso; o sim de quem compreendeu o segredo da vocação: sair de si mesmo e pôr-se ao serviço dos outros. A nossa vida só encontra sentido no serviço a Deus e ao próximo.

Papa-e-voluntários_PanamáHá muitos jovens, crentes ou não crentes, que, no final dum período de estudos, mostram desejo de ajudar os outros, fazer algo pelos que sofrem. Esta é a força dos jovens, a força de todos vós, que pode transformar o mundo; esta é a revolução que pode desbaratar os «poderes fortes» desta terra: a «revolução» do serviço.

Para colocar-se ao serviço dos outros não basta estar pronto para a ação, é preciso também entrar em diálogo com Deus, numa atitude de escuta, como fez Maria. Ela escutou o que o anjo Lhe dizia e, depois, respondeu. A partir deste relacionamento com Deus no silêncio do coração, descobrimos a nossa identidade e a vocação a que nos chama o Senhor; a vocação pode expressar-se em várias formas: no matrimónio, na vida consagrada, no sacerdócio… Mas todas elas são caminhos para seguir Jesus. O importante é descobrir aquilo que o Senhor espera de nós e ter a audácia de dizer «sim».

Maria foi uma mulher feliz, porque generosa com Deus, aberta ao plano que tinha para Ela. As propostas de Deus para nós, como a que fez a Maria, não são para satisfazer sonhos mas para acender desejos; para fazer com que a nossa vida dê fruto, faça desabrochar muitos sorrisos e alegre muitos corações. Responder afirmativamente a Deus é o primeiro passo para ser feliz e tornar felizes muitas pessoas.

Queridos jovens, tende a coragem de entrar, cada um, no próprio interior e perguntar a Deus: Que quereis de mim? Deixai que o Senhor vos fale, e vereis a vossa vida transformar-se e encher-se de alegria.

Na iminência da Jornada Mundial da Juventude no Panamá, convido-vos a preparar-vos, acompanhando e participando em todas as iniciativas que se vão realizando. Isto ajudar-vos-á a caminhar para tal meta. Que a Virgem Maria vos acompanhe nesta peregrinação e o seu exemplo vos induza a ser audazes e generosos na resposta.

Boa caminhada rumo ao Panamá! E, por favor, não vos esqueçais de rezar por mim. Até breve!»

Mensagem-vídeo do Papa Francisco a convocar os jovens para a JMJ Panamá,
tradução no site da Santa Sé

Bispo de Setúbal visita os jovens de Azeitão

O bispo de Setúbal começa hoje a visita pastoral às Paróquias de São Lourenço e São Simão em Azeitão, até ao próximo sábado, dia 24 de novembro.

As visitas de D. José Ornelas são centradas na juventude e no primeiro dia vai estar na Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, esta noite, às 21h00.

Na quarta-feira o bispo de Setúbal vai visitar a Escola Básica 2,3 de Azeitão (10h30) e no dia seguinte a Juventude Azeitonense (20h45).

Dia 23, a próxima sexta-feira, a vigília de oração com pais e jovens começa às 21h00, na igreja de São Lourenço.

A partir das 21h30, os jovens participam num workshop sobre a Vida Consagrada – numa sala da catequese; Enquanto D. José Ornelas e os pais dos jovens vão falar sobre “desafios e preocupações dos pais na educação dos filhos”.

A juventude são o centro das visitas e do programa do último dia nas paróquias de Azeitão: Encontro com grupos de jovens e últimos volumes da catequese e workshop ‘Quem Sou? Para quem sou?’, orientado pelo Departamento da Juventude, (10h00); com os acólitos (11h45); e com os pioneiros e caminheiros do CNE – Corpo Nacional de Escutas (15h00), na igreja São Lourenço.

A tarde continua na igreja de São Simão com o Conselho Pastoral com jovens representantes dos grupos juvenis paroquiais (16h30) e a Missa de encerramento e envio (18h30).

Setúbal_juventude_biénio_Partilha-Te

Durante o atual ano pastoral 2018/2019, D. José Ornelas visita as Vigararias de Palmela-Sesimbra, da Caparica e de Almada.

O Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal vai acompanhar o seu bispo e do programa destacam-se encontros com os grupos e movimentos juvenis das paróquias, vigílias de oração, workshops e formações, Eucaristia, envio e compromisso, e encontros nas escolas, sociedades, grupos desportivos.

«Partilha-te [em novos caminhos]» é o tema que vai mobilizar a diocese até 2020 e D. José Ornelas escreveu a Nota Pastoral «Jovens: pedras vivas na construção da Igreja».

[Notícia atualizada, no programa da visita, 23 nov]

«O Crisma e agora?» – Bispo de Setúbal e crismados encontram-se no Santuário do Cristo Rei

O bispo de Setúbal convidou todos os jovens e adultos crismados no ano pastoral 2017/2018 para um encontro na tarde do domingo 25 de novembro, a partir das 15h00, no Santuário de Cristo Rei.
O Departamento da Juventude organizou a conversa «o Crisma e o depois / agora o que faço?»

“A comunidade paroquial, a nossa Diocese, a Igreja inteira precisam da tua presença e da tua colaboração ativa. Interroga, no teu coração, o que é que Deus te pede, olha para as necessidades à tua volta e não te feches em ti mesmo”, escreveu D. José Ornelas na carta que enviou aos crismados.

O bispo de Setúbal quer estar com todos os crismados na Solenidade de Cristo Rei, o último dia do ano litúrgico, este ano a 25 de novembro. Os jovens e os adultos que ainda não têm a carta-convite devem pedir ao seu pároco.

[Fotos site Diocese de Setúbal]

[Fotos site Diocese de Setúbal]

O Departamento da Juventude preparou o tema «o Crisma e o depois / agora o que faço?». Os jovens vão conversar com representantes do CNE – Corpo Nacional de Escutas, do Movimento Convívios Fraternos; da Organização católica Leigos para o Desenvolvimento; da Missão País; da Juventude Rivier e das Equipas Jovens de Nossa Senhora.

A Vigararia da Pastoral preparou o momento de formação/encontro para os adultos.

O encontro com D. José Ornelas termina depois da Missa de envio, a partir das 17H00, que vai ser presidida pelo bispo de Setúbal no Santuário de Cristo Rei.

cartaz encontros crismandos