«MissionArte» – Ciclo de cinema convida a seguir «ao ritmo de Deus»

O grupo de jovens ‘MissionArte’, das Paróquias de Vila Nova de Caparica e Sobreda, dinamiza um ciclo de cinema, com duas sessões, dias 16 e 30 de junho, às 21h15, no Centro Social Paroquial da Sagrada Família.

“Os ciclos de cinema surgiram da vontade unir a comunidade, na sua diversidade geracional, em torno da reflexão dos temas pastorais sugeridos para cada ano, tendo como partida a sétima arte e o testemunho dos comentadores que têm ajudado a orientar esta reflexão”, contextualiza o grupo, em informação enviada ao SDPJSetúbal.

missionarteEste ano, os jovens ‘MissionArte’ promovem a 3.ª edição do ciclo de cinema e o tema «Não temais: Segui ao ritmo de Deus» “brotou” do tema «Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus» (Lc 1, 30) proposto pelo Papa Francisco para as JMJ 2018 (Jornadas Mundiais da Juventude) que foram vividas a nível diocesano/paroquial.

“O tema remete para a reflexão sobre a confiança em Nosso Senhor em todos os momentos e circunstâncias da nossa vida”, explicam, acrescentando que esses momentos são de alegria, mas também “dor, dúvida, medo, injustiça”.

As duas sessões têm entrada livre, começam sempre às 21h15, no Centro Social Paroquial da Sagrada Família, em Vila Nova de Caparica.

Este sábado, dia 16, vão apresentar o filme «Wonder» (Encantador), do realizador Stephen Chbosky (2017), que, segundo o grupo, aborda “a questão da aceitação” perante circunstâncias que não “correspondem aos padrões do que é desejado e ambicionado pela sociedade de um modo geral”.

Já no último dia do mês, a 30 de junho, mostram «A cabana», de Stuart Hazeldine (2017): “Conduz a uma reflexão sobre o que julgamos ser certo e errado, justo e injusto, imperdoável e passível de misericórdia.”

No final de cada encontro com a sétima arte, os filmes vão ser comentados/refletidos por orador convidado.

Conceição Gonçalves, catequista da Paróquia de Fernão Ferro, é a primeira convidada que, com o seu “testemunho de perseverança”, vai realçar como “aos olhos da fé é possível aceitar a alegria e a dor de um modo diferente”, se em tudo se procurar seguir “ao ritmo de Deus”.

No dia 30 de junho, o casal Lídia e Fernando Jacob, respetivamente advogada e juiz, vão ajudar a “repensar” os julgamentos do filme «A cabana» “à luz da fé, partindo do seu testemunho pessoal, familiar e profissional”.

O grupo de jovens MissionArte para além da sua página no Facebook criou também um evento – www.facebook.com/events/517350388667271/ – com todas as informações.

MissionArte_Ciclo Cinema2018

Testemunho vocacional diácono João Paulo Duarte

O diácono João Paulo Duarte vai ser ordenado presbítero no próximo domingo, 17 de junho, pelas 16h00, na Sé de Setúbal. A celebração vai ser presidida pelo nosso bispo, D. José Ornelas.

O João Paulo Duarte faz parte da equipa da Pastoral da Juventude da diocese e escreveu-nos um testemunho vocacional.

«Ao aproximar-se, a minha ordenação sacerdotal, é o momento propício para dar graças a Deus por tudo o que tem feito por mim, especialmente pela forma tão grandiosa de Me Amar e Perdoar continuamente.

Ao olhar para a minha vida, desde tenra idade, e até aos dias de hoje, uma coisa é certa: “Jesus está vivo” e bate constantemente à porta do meu coração e pergunta bem baixinho “Posso entrar?” e “Posso amar-te?”.

É maravilhoso, quando estamos os dois na mesma sintonia. Como sou feliz… quando permito que Ele me abrace e me encha com o seu amor e carinho.

Durante a minha vida, e perante o Seu amor por mim, e por cada um de nós, tenho apenas tentado corresponder ao Seu infinito amor.

Com a Igreja, tenho descoberto uma nova e numerosa família que da qual eu também faço parte. Esta é a grande família de filhos de Deus: Ela tem sido para mim mãe e irmã. Nos momentos de tribulação e de dúvidas, ela me ampara e me guia. Nos tempos de calmaria, ela confirma e desinstala.

A vida em seminário e de conhecer diversas realidades pastorais que por onde vou passando, têm-me ensinado e ajudado a perceber que para viver um dia no céu, tenho que já hoje, aqui e agora, a começar a construi-lo com aqueles que Jesus me dá no quotidiano.

Nestes últimos tempos, no tempo de diaconado [ordenado a 08 de dezembro de 2017], tenho tido a graça e a alegria de perceber que apesar da minha pequenez Jesus, usa-me para se encontrar e mudar a vida de tantos homens, mulheres e crianças através do sacramento da comunhão e do baptismo.

Peço a vossa oração, para que eu a cada momento possa escolher viver no céu.»

Diácono João Paulo Duarte

 

Esta sexta-feira, dia 15, a igreja de Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, recebe uma vigília de Oração, a partir das 21h30.

As Missas Novas vão ser celebradas no dia 23 de junho, às 18h, em Corroios, e no dia seguinte (24/6), em Sobral da Abelheira, pelas 16h00, a sua paróquia natal.

Diácono João Paulo Duarte (1)

Juventude e Vocações no centro da ação pastoral 2018-2020

Envolver os jovens na vida das paróquias e da diocese, incentivando-os para a missão foi uma das principais resoluções do Conselho Presbiteral da Diocese de Setúbal.

«A Diocese de Setúbal vai colocar a juventude e as vocações no centro sua ação pastoral ao longo do próximo biénio (2018-2020), procurando acompanhar o caminho que a Igreja tem vindo a fazer na preparação para o próximo Sínodo dos Bispos dedicado a este tema.

De acordo com o Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, mantendo-se o tema geral centrado na Pastoral da Juventude e Vocações, a Diocese deverá aderir também à convocação da Igreja em Portugal para um Ano Missionário, dando uma perspetiva missionária ao tema da pastoral juvenil e vocacional.»

O gabinete de comunicação da diocese informa ainda que “preparar a Diocese para a celebração do IV Centenário da morte de Frei Agostinho da Cruz, e elevar Vale de Figueira a Paróquia”, foram outros assuntos em destaque na reunião do Conselho Presbiteral, no dia 22 de maio.

O Conselho Presbiteral, segundo o Código de Direito Canónico, é uma espécie de senado do Bispo que representa o presbitério. Compete ajudar o Bispo no governo da diocese nos termos do direito, para se promover o mais possível o bem pastoral do povo de Deus que lhe foi confiado.

«Eutanásia… O que está em jogo?» – Semana da Vida 2018

A Igreja Católica em Portugal começa hoje a viver a Semana da Vida de 2018 com a pergunta «Eutanásia… O que está em jogo?». A iniciativa termina dia 20 de maio e há várias sugestões e reflexões.

SemanaVidaPagela2018“Voltamos à problemática da Eutanásia, que envolve a ética, a medicina, o direito, a filosofia, a religião… e onde se ‘misturam’ experiências pessoais e familiares”, informa o Departamento Nacional da Pastoral Familiar.

A Comissão Episcopal do Laicado e Família, através do departamento, recorda uma frase do Papa Francisco sobre as “novas interrogações” relativas ao “sentido da vida humana”.

“Parece que hoje a criatura humana se encontra numa particular passagem da sua história que, num contexto inédito, se depara com as antigas e sempre novas interrogações sobre o sentido da vida humana, acerca da sua origem e do seu destino”, do Papa Francisco (5 de outubro de 2017).

A Conferência Episcopal Portuguesa distribuiu também um folheto explicativo com «perguntas e respostas sobre a Eutanásia», a partir do documento «Eutanásia: o que está em jogo? Contributos para um diálogo sereno e humanizador».

Folheto Eutanásia 2018

Folheto_Eutanasia 2018 (1)

Folheto_Eutanasia 2018 (2)

Pré-Inscrição nas Jornadas Mundiais da Juventude 2019

O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ) está a organizar a participação dos jovens portugueses nas próximas Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) 2019, entre os dias 22 e 27 de janeiro, no Panamá.

Neste momento, já enviou aos secretariados diocesanos algumas informações importantes, como preços e datas:

- O custo total previsto para a JMJ 2019 é entre 1600€, que inclui a viagem, inscrição e kit nacional.

- Para as datas da viagem lusa, o DNPJ apresenta as seguintes opções:
> Saída de Portugal: entre dia 19 (sábado) e dia 21 de janeiro (segunda);
> Regresso
do Panamá: dias 29 (terça-feira) e 30 de janeiro (quarta-feira).

As datas apresentadas pelo DNPJ referem-se à participação nos chamados “atos centrais” da JMJ Panamá – 22 a 27 de janeiro 2019, ou seja, não estão incluídas as datas das pré-jornadas, que são os dias nas dioceses.

O Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude de Setúbal criou um formulário para todos os jovens que estão interessados em participar no encontro mundial de jovens e que está online até dia 31 de maio.

Esta ainda não é a inscrição oficial, que decorrerá numa fase posterior – apenas uma indicação de que há verdadeiro interesse em ir à JMJ 2019.

Formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdV86bzwvJ4Mrz3HaDCRrptD3LfN96zyxSYxsTQJmPXoYZ0kg/viewform

Todos os participantes devem tirar ou ver a validade do seu passaporte com a maior brevidade e o DNPJ assinala que “não é necessário nenhuma vacina adicional” para viajar para o Panamá.

[Notícia atualizada dia 26 de maio às 11h25]

Logo JMJ 2019O encontro mundial de jovens deste ano vai ser vivido com o tema «Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra».

O logótipo da JMJ 2019 tem cinco elementos: a forma do Canal do Panamá, a “silhueta” do país, a cruz peregrina, a silhueta da Virgem Maria e a uma Coroa que representa os cinco continentes. Já foi lançado também a versão em português do hino oficial destas Jornadas Mundiais da Juventude.

cartaz oficial da Jornada Mundial da Juventude

Hino Jornada Mundial da Juventude 2019 (em português)

O Departamento Nacional da Pastoral da Juventude (DNPJ) enviou aos secretariados diocesanos da juventude uma versão do hino da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2019 em Português.

O DNPJ informa que contou com a colaboração de Vera Fernandes na tradução da letra do espanhol para português e da Academia de Música de Coimbra no arranjo musical.

 

«EIS A SERVA DO SENHOR, FAÇA-SE EM MIM SEGUNDO A TUA PALAVRA». (Lc 1, 38)
(Hino JMJ2019 Panamá) Abdiel Jiménez
(tradução PT: Vera Lúcia M. Fernandes | Sandiães – Ponte de Lima, dezembro 2017)

Somos peregrinos que vimos hoje aqui
De todos os continentes e cidades
Queremos ser missionários do Senhor
Levar a Sua Palavra e a Sua mensagem

Ser como Maria, a que um dia disse “Sim”
Perante o chamamento ao Teu projeto
O céu se alegra e canta de alegria
Toda a terra louva os Teus prodígios

||: Eis aqui a Serva do Senhor
Faça-se em mim segundo a Tua Palavra :||

Tua Serva, Eu sou
Tua filha, Eu sou
Teu Filho, Eu sou.

Ser como Maria, disponíveis para sair.
Igreja peregrina com amor.
Jovens, testemunhas e discípulos,
Com alegria, fé e vocação. [Refrão]

Não tenham medo, não. | Não tenham medo,
de levar o amor de Deus.
Comprometidos, sim, como Maria
que soube ser a Serva do Senhor.
[Refrão]

Letra hino JMJ Panamá 2019 (português)  Partitura hino JMJ 2019

A versão oficial do hino da JMJ foi escolhida pelo Comité Executivo da JMJ e o Dicastério para os Leigos, Família e Vida da Santa Sé. A música foi escrita e composta por Abdiel Jiménez, um catequista e salmista da Paróquia de Cristo Ressuscitado em San Miguelito.

JMJ-2019O maior encontro mundial de jovens com o Papa vai realizar-se de 22 a 27 de janeiro de 2019, com o tema «Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra».

As JMJ nasceram por iniciativa do Papa São João Paulo II, depois do sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.

Cada Jornada Mundial da Juventude realiza-se, anualmente, a nível diocesano no Domingo de Ramos, alternando com um encontro internacional a cada dois ou três anos numa grande cidade: em 1987, Buenos Aires (Argentina); em 1989, Santiago de Compostela (Espanha); em 1991, Czestochowa (Polónia); em 1993 em Denver (EUA); em 1995, Manila (Filipinas); em 1997, Paris (França); em 2000, Roma (Itália); em 2002, Toronto (Canadá); em 2005, Colónia (Alemanha); em 2008, Sidney (Austrália); em 2011, Madrid (Espanha); Rio de Janeiro (Brasil), em 2013; e Cracóvia (Polónia), em 2016.

A «Família» dá o mote ao Festival da Canção Jovem Cristã 2018 da Vigararia do Seixal

O 29.º Festival da Canção Jovem Cristã da Vigararia do Seixal, começa às 21h00 de 5 de maio, no Pavilhão Multiusos da Quinta da Marialva, em Corroios, e este ano é organizado pelo Grupo de Jovens Fénix, da Paróquia de Vale de Milhaços.

O festival anual tem como principal objetivo evangelizar através das músicas e em 2018 convida os jovens a pensarem na «Família, Santuário da Vida».

“Neste evento todos se juntam e trabalham em equipa para mostrar a sua criatividade num concurso que premeia tanto a qualidade musical, como o próprio convívio entre as bandas e os grupos”, explica o Grupo de Jovens Fénix.

A organização do XXIX Festival da Canção Jovem Cristã da Vigararia do Seixal recorda que o Grupo de Jovens do Seixal venceu a edição anterior com o tema «Maria, Mãe de Deus e nossa mãe» e o Grupo de Jovens Eccomi foram os vencedores do prémio de melhor claque no festival de 2017.

Festival-Jovens-Seixal 2018 (1)