Arquivo | Mensagens

Os artigos deste assunto também estão disponíveis através de feed RSS.

Mensagem do Diretor – JMJ Cracóvia 2016

Caros irmãos em Cristo, de modo particular aos peregrinos das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) em Cracóvia,

Depois de 12 dias, na passada quarta-feira, dia 03 de agosto, regressou por fim o último grupo participante na proposta diocesana de peregrinação às JMJ, precisamente no dia em que há 3 anos era anunciada publicamente a minha nomeação como diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude de Setúbal. Citando outros, não são coincidências, são “Deuscidências”. E ao longo deste tempo a equipa foi mudando, entrando uns, saindo outros… e por todos eles agradeço ao Senhor pelo “sim” à missão a que os chamou e que sempre serviram com entrega, dedicação e muito Amor.

Tendo ainda passado pouco tempo do nosso regresso, quando me perguntam “como correram as jornadas?”, não consigo responder, temendo ser redutor daquilo que foi vivido durante estes dias.

Ao coração e à mente vem-me o sentido de um caminho que foi feito com uma panóplia de sentimentos. Passámos por momentos de cansaço, com chuva, com adversidades, mas tudo isto com o coração em busca do Senhor que caminha ao nosso lado e que nos leva a encontrá-lO e vivê-lO, precisamente nestes momentos de maior dificuldade… sempre com a intercessão dos Santos que nos foram acompanhando ao longo da peregrinação (São João Paulo II, Santa Faustina, São Maximiliano Kolbe…).

Dou Graças a Deus por aqueles com quem fizemos caminho (o grupo de Azeitão, de Corroios, da Ordem Terceira, da Quinta do Anjo, do Seminário e do Pré-Seminário, do Seixal e dos individuais que formaram o grupo das “individualidades”), assim como dos seus responsáveis que em muito colaboraram para que este caminho fosse, verdadeiramente, estrada para o Senhor.

Dou Graças a Deus pelos Sacerdotes (Pe. Carlos Silva, Pe. Casimiro Henriques, Pe. Rui Gouveia e Pe. Tiago Pinto) que tiraram do seu tempo para acompanhar os respetivos grupos, mas sobretudo pela disponibilidade na assistência espiritual que foram dando ao longo da peregrinação, assim como o testemunho que deram no modo de ser e estar junto dos jovens que abraçaram o desafio de participarem nas JMJ.

Quero também dar graças a Nosso Senhor pela equipa fantástica que me concedeu, e pelos colaboradores que se juntaram à equipa para contribuírem com os seus dons e talentos na preparação e no decorrer das JMJ. Muito vos foi pedido e muito vocês deram para que levássemos aos jovens que nos foram confiados, o Amor e a Misericórdia do Senhor. A todos: obrigado pela vossa entrega, pelo vosso testemunho de servir o Senhor na alegria, de serem trabalhadores da Sua Messe, ao entregarem-se sem medida, a semear sem esperar que sejamos nós a recolher fruto.

Por fim, mas não menos importante, uma palavra de agradecimento aos que rezaram pelos bons frutos desta peregrinação, um elemento fundamental para que o Espírito do Senhor nos fosse assistindo em cada momento, em cada vivência, em cada partilha e que se fez sentir ao longo destes dias.

Caríssimos!

O Papa Francisco recordou-nos que “Deus conta contigo por aquilo que és, não pelo que tens: a seus olhos, não vale mesmo nada a roupa que vestes ou o telemóvel que usas; não Lhe importa se andas na moda ou não, importas-Lhe tu. A seus olhos, tu vales; e o teu valor é inestimável”.

Disse-nos ainda que as JMJ não terminavam naquele dia em celebrámos a Eucaristia de envio no “Campus Misericodiae” mas que estavam agora a começar: “pois é na casa de cada jovem que Jesus quer habitar todos os dias”.

Façamos parte da “ponte fraterna” a que o Papa Francisco nos chama, a romper com a juventude de “sofá” e “aposentada”, longe do Deus e do próximo, para que sejamos sinal da presença viva do Amor e da Misericórdia de Deus, para que não decidam o futuro por nós, mas para que sejamos vigilantes e livres na construção de um futuro de dizer “Sim” à vontade de Deus para cada um de nós. Só assim se realizarão e saciarão as “aspirações” e os anseios que trazemos nos nossos corações.

Não deixemos passar em vão os apelos do Santo Padre. Desafio-vos que ao longo destes dias possam recordar o que o Papa Francisco nos foi falando, para melhor assimilarmos e para que fique bem gravado em nós o que é ser cristão hoje: http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/travels/2016/outside/documents/papa-francesco-polonia-2016.html.

Que o Senhor vos abençoe. Boa continuação das Jornadas.

O diretor,

Padre João Nabais Dias

Vídeo: Passagem do Papa Francisco junto aos jovens, antes da Missa de Envio no Campus Misericordiae, na Jornada Mundial da Juventude de 2016, em Cracóvia. Vídeo gravado pelo diretor da Pastoral da Juventude de Setúbal, pe. João Nabais Dias.

D. José Ornelas – Mensagem aos Jovens na despedida da Imagem Peregrina

«(…)

Gostaria de terminar com uma palavra especial aos nossos jovens, que estão entre os que mais profundamente sentem os efeitos das crises, mas são igualmente quem tem melhores possibilidades de para inventar soluções novas e novos caminhos.

Não vos deixeis vencer pelo desânimo! Não vos contenteis com olhar desiludidos para o nosso mundo! Participai antes com paixão na sua construção! Ponde-vos a caminhar com o povo, a ajudar a sonhar um futuro melhor, com alegria e imaginação. Não sejais simples vagões arrastados pelos outros, mas sede locomotivas da transformação da nossa Igreja.

E, se algum ou alguma de vós sentir que Deus chama para segui-lo radicalmente e para oferecer a vida, consagrando-vos a Ele para servir o seu povo, não tenha medo. Esse é o sinal de uma predileção especial do Pai do Céu, que vos quer bem; é um projeto de alegria e bênção para vós e para aqueles a quem Ele vos enviar. Tendes exemplos bem claros, entre nós de homens e mulheres que vivem assim.

Que Maria vos ensine o seu jeito de disponibilidade, de alegria e de serviço.»

D. José Ornelas, bispo de Setúbal

IMG_0969

Vê a mensagem completa no site do Jornal Notícias de Setúbal, aqui.

Mensagem do Diretor – Caminhar na Misericórdia

Padre João Dias, Director da Pastoral da Juventude de Setúbal

Padre João Dias, Director da Pastoral da Juventude de Setúbal

O ano pastoral já se iniciou e também o secretariado da Pastoral da Juventude irá começar a lançar as propostas para este ano. Um ano de caminho na senda da Misericórdia de Deus. É este o desafio que o Papa Francisco nos lança ao convocar o Jubileu da Misericórdia.

Somos convocados a entrar na dinâmica de nos tornamos próximos, de nos compadecermos com os padecidos, de ter um coração (-córdia) sensível ao sofrimento e às misérias (Miseri-) do homem, à semelhança de Cristo que, pela Sua encarnação, assume as nossas misérias, para que, pelo Seu Coração, possamos ser redimidos.

A Misericórdia é também o mote para os jovens, continuando a reflexão sobre as Bem-aventuranças, no seguimento do triénio de reflexão proposto pelo Papa à juventude. «Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão Misericórdia» será o tema que nos alimentará nas Jornadas Mundiais da Juventude de Cracóvia, nas quais iremos participar.

Esta é uma peregrinação em resposta ao Papa que nos convoca, mas é, simultaneamente, um momento de encontro com os jovens católicos de todo o mundo, no qual a expressão da comunhão eclesial nos fortifica, desafia e envia, a viver e a levar a todos, a Misericórdia que jorra do Coração de Jesus, num fazer-me próximo das realidades de miséria com que vamos sendo confrontados. Saibamos aprender a Misericórdia para a viver no dia-a-dia.

Temos também a alegria de acolher o novo Bispo, D. José Ornelas de Carvalho, que na sua entrevista ao semanário diocesano, Notícias de Setúbal, nos desafia a ser «protagonistas do caminho da Diocese».

Aceitemos este desafio, dando sinal do nosso desejo de servir a Deus e à Igreja, a começar já no dia 25 de Outubro, no dia da sua tomada de posse. Queremos ser sinal, com a nossa presença, de querer assumir este «protagonismo», sendo prova de que os jovens não são do amanhã, mas do hoje.

Pe João Nabais Dias

Mensagem do Diretor – Ver a Deus

Padre João Dias, Director da Pastoral da Juventude de Setúbal

Iniciamos mais um ano pastoral com a alegria de quem procura Deus. Desejo que nos habita, caminho que precisa ser percorrido com a certeza de que não caminhamos sós. A Pastoral da Juventude quer contigo, em mais um ano, proporcionar-te momentos que te levem ao encontro com Deus e ajudar-te a preparar para esse encontro.

Este ano teremos como nosso horizonte caminhar sobre o tema da Bem-aventurança que o Papa nos pede para refletir: «Felizes os puros no coração porque verão a Deus (Mt 5,8)».

Deve este caminho ser tempo de preparação para o encontro com Senhor, de nos moldarmos e purificarmos de tudo aquilo que nos afasta do Amor de Deus, de tudo aquilo que não permite que O vejamos.

Por mais que seja este caminho tortuoso, não deve desvanecer a nossa esperança pois o Senhor dá-nos meios para superar as nossas dificuldades. Este é um caminho espiritual que nos deve transformar, de dentro para fora, de modo a que essa transformação nos leve a agir.

Neste ano em que celebramos o quadragésimo aniversário da fundação da nossa Diocese, somos convidados a percorrer este caminho com Maria, pois caminhar com Ela é certeza de encontrar Deus. Procuremos viver da alegria que inundou a alma de Maria, quando o Senhor a chamou a ser mãe d’Aquele que tornou possível fazermo-nos mais próximos de Deus.

Espero e rezo para que este ano seja frutuoso na caminhada nas vossas paróquias, grupos e/ou movimentos. Do mesmo modo também anseio convosco fazer caminho.

Pe João Nabais Dias

Georges Rouault, Jesus reviled, 1922-1927

Mensagem do Director – Quaresma 2014

Padre João Dias, Director da Pastoral da Juventude de Setúbal

Hoje celebramos a quarta-feira de cinzas, celebração litúrgica que nos introduz ao tempo da Quaresma. As cinzas são sinal, que já na cultura judaica, simbolizam a penitência. É assim um tempo onde somos chamados a intensificar o exercício da oração, do jejum e da esmola.

Não que Deus se compraza no nosso sofrimento, mas é caminho que nos conduz à liberdade, à conversão, à vida…, em suma, ao projecto que Deus tem para cada um de nós. Pela cinzas que nos são impostas, um elemento da natureza, que na liturgia se torna um símbolo sagrado, é sinal que nos leva a olhar para o relato da criação e ver que Deus formou o homem do pó da terra e que o insuflou com o sopro divino (cf. Gn 7, 4). Recordando a nossa condição humana, a nossa fragilidade; mas também recorda que a vida que nos habita é nos concedida por Deus, dando ao homem meios de alcançar a salvação que nos fez chegar pelo Seu Verbo encarnado.

O Secretariado da Pastoral da Juventude, por meio de um itinerário pretende ajudar-te a fazer caminho neste tempo. Na verdade quer falar-te de «5 passos para um caminho da reconciliação»: (Exame de Consciência, arrependimento, propósito de emenda, confissão dos pecados e penitência), onde o sacramento da confissão é meditado e iluminado pelas passagens do Evangelho de cada domingo da Quaresma.

Escutando o nosso Bispo, D. Gilberto, na sua mensagem Quaresma deste ano, quando nos diz não passemos pela «Quaresma como quem dorme» , não nos conformemos no nosso comodismo, nem nos deixemos ficar presos na nossa indiferença. Que procurando o silêncio, longe dos ruídos do mundo que nos entorpecem, possamos escutar a voz do Senhor que nos quer falar, e deixarmo-nos transformar no seu Amor. Procuremos neste tempo de Quaresma libertar-nos do que é acessório, para que focados no essencial possamos estar disponíveis para o que realmente dá sentido à nossa vida – Cristo.

Pe. João Luís Nabais Dias

Mensagem do D.Gilberto, Bispo de Setúbal na Quaresma de 2014

Jesus fez-se pobre para nos enriquecer com a sua pobreza

D Gilberto, Bispo de Setúbal

D Gilberto, Bispo de Setúbal

 

Caros diocesanos,

Anuncio-vos que a Igreja vai iniciar na quarta-feira de cinzas, dia 5, a caminhada quaresmal para o encontro festivo com Jesus Ressuscitado na Sua Páscoa. Quem de nós não precisa de encontrar Cristo Glorioso e de fazer a experiência de viver a vida a partir do encontro re+criador com o Senhor que venceu a morte e nos capacita para vencer o pecado, o vazio interior e a solidão?

Venho convidar-vos a percorrer com verdade e com alegria este caminho para Cristo que é a exercitação quaresmal, na comunhão e no espírito da Igreja.

Para isso indico-vos algumas pistas.

Lede a mensagem do Santo Padre para esta Quaresma. Assimilai-a, deixai-vos interpelar por ela e divulgai-a. Tem um titulo sugestivo (Jesus) fez-se pobre para nos enriquecer com a sua pobreza”. E o comentário, ao jeito do Papa Francisco a este versículo da Bíblia, é muito belo.

A partir desta mensagem, aceitai comigo o desafio de com Jesus nos fazermos pobres para enriquecer os outros com a nossa pobreza como Ele fez.

Para nos ‘para nos fazermos pobres e enriquecermos os outros com nossa pobreza’ realizai – e ajudai as nossas crianças e os nossos doentes a realizar – os três grandes exercícios de santidade que a Igreja oferece: a oração, o jejum e a esmola. São exercícios inseparáveis entre si. Não se realiza bem um deles, menosprezando os outros. Na verdade, não reza bem aquele que reza muito mas que não é conduzido pela oração ao jejum do seu ‘eu egoísta’ para escutar o que Deus lhe pede. Também não reza bem aquele que não se esforça por partilhar de verdade os seus bens – e o bem principal é a vida – para que os outros sejam felizes… Também não conseguirá jejuar do ‘ egoísmo’ nem dar os seus bens e a vida pelos pobres, para os integrar plenamente na comunidade o fiel que não se coloca, diante de Deus, no silêncio orante.

Vencei a tentação de dizer ‘eu não preciso de conversão’. Evitai a tentação daquele que, embora dizendo ‘sou muito pecador’, não reconhece em concreto este e aquele pecado nem se esforça com sinceridade por mudar de vida nem emprega os meios recomendados pela Igreja para isso, nomeadamente a confissão. Não digais ‘não tenho tempo’. Fazê-lo, seria de algum modo afirmar que na vossa escala de valores Jesus não está em primeiro lugar.

Não passeis pela Quaresma como quem dorme. Fazei tudo para que a Quaresma passe por vós, entre na vossa vida e vos una a Jesus, fonte da alegria que dá encanto à vida. Ninguém se torna esbelto se fica a olhar os que fazem ginástica sem fazer, ele mesmo, os exercícios. Ninguém se torna parecido com Cristo ‘pobre para nos enriquecer’ se não realiza os exercícios da oração, do jejum e da esmola com a profundidade que eles têm e aceitando o esforço que os acompanha.

Quem está desperto ponha-se a caminho e não avance sem despertar os outros para a nova oportunidade de nos tornarmos discípulos de Jesus com um coração sábio, recto e perfeito como o d’Ele e para a nova oportunidade de fazer a experiência de Jesus Ressuscitado. Lembra i-vos de que com Jesus Cristo, renasce sem cessar a alegria’ para nós, para a igreja e para a sociedade.

Rezai por mim, rezai uns pelos outros, rezo por vós e a sobre todos imploro a bênção de Deus, nosso Pai.

Setúbal, 25 de Fevereiro 2014

+ Gilberto, Bispo de Setúbal

 

P.  S.  O  Contributo  Penitencial  de  2013  permitiu  os  seguintes  apoios,  como  tinha  sido comunicado:  Fundo  de  emergência  Diocesano  20.040,00;  Centro  para  Idosos  em  S.  Tomé  e Príncipe: 4.294,00; Refugiados católicos na Síria: 4.294,00. Deus abençoe a nossa generosidade.

O Contributo Penitencial deste ano é para apoiar a vítimas do tufão acontecido, há meses, nas Filipinas e um terço é para ajudar a construir a igreja do Faralhão, em Setúbal. É um meio de nos ‘fazermos pobres para enriquecer os outros com nossa pobreza’. Coragem.

Equipa da Pastoral da Juventude de Setúbal no Conselho Nacional da Pastoral Juvenil

Conselho Nacional da Pastoral Juvenil – Testemunho Ana Baptista

Foi num ambiente de comunhão, partilha e aprofundamento de questões centradas nos jovens que a Pastoral da Juventude de Setúbal se fez presente este fim de semana, no Conselho Nacional da Pastoral Juvenil. 

Sendo esta uma nova experiência na minha vida cristã, vivi com entusiasmo esta aproximação a outras dioceses, uma aproximação a novas realidades e a novos caminhos, rumo à mudança. É neste contexto de grande diversidade que podemos ‘alimentar’ e crescer na fé, criando condições para que nós, com a audácia jovem que tanto nos caracteriza, possa transformar-nos em “protagonistas da mudança”.”

Ana Baptista, 12 Janeiro 2014

O Conselho Nacional da Pastoral Juvenil é um fórum privilegiado de debate, estudo, atualização dos anseios dos jovens, dos seus ambientes e das propostas pastorais mais adequadas para promover a comunhão de diversidades, o aprofundamento de conteúdos e ações concretas relativos aos jovens. Decorreu a 10 e 11 de Janeiro, em Fátima.