Mensagem do D.Gilberto, Bispo de Setúbal aos Jovens (Novembro 2013)

D. Gilberto Reis, Bispo da diocese de Setúbal

Caros jovens,

Ainda está na nossa memória o Encontro Mundial da Juventude no Rio de Janeiro em que os jovens católicos de todo o mundo nos deram um belo testemunho de amor a Jesus -  o Crucificado Ressuscitado – e de amor ao Papa que preside à caridade de todas as Igrejas .

Vós, caros jovens de Setúbal, acompanhastes com entusiasmo e verdade o Encontro de vários modos e especialmente na noite de vigília na Costa da Caparica em que também participei.  Assim também vivestes, de modo sensível, a graça do encontro do Rio e ouvistes o apelo a anunciar a Boa Nova de Jesus, salvador do homem todo e de todos os homens e mulheres.

Jesus olha-vos com estima e com esperança, chama a cada um de vós pelo nome, sabe dos vossos sonhos, receios e lutas interiores e diz a cada um de vós: vinde a Mim, vinde ver e  depois podereis escolher, se quereis caminhar comigo ou não .

Vinde a Jesus, também eu vos digo, caros jovens. Vinde passar um ano – este ano -  com Jesus. Gostais de experiências, vereis que vale a pena estar com Jesus, mas estar mesmo a sério, isto é, entrando no coração dEle com verdade e com profundidade: a profundidade do amor divino que se revela no estilo de vida proclamado nas bem-aventuranças. Estou certo de que ides gostar de descobrir e contemplar o rosto brilhante de glória e cativante de Jesus: o Seu estilo único de estimar e cuidar as pessoas, a Sua intimidade com o Pai Celeste, a esperança e a serenidade interior e a coragem que transmite aos seu amigos.

Vinde e vede.

Estou certo de que ficareis mais fortes na fé e mais capazes da grande decisão de seguir o Senhor Jesus na missão de retirar da miséria uma multidão sem fim de pobres de pão, de trabalho, de saúde, de esperança, de alegria … de amizade. Vinde e convidai mais alguém.

Antes de vós, muitos jovens, cheios de grandes sonhos, ‘passaram um dia com Jesus’ e ficaram de tal modo felizes que decidiram segui-LO e o seu nome está vivo no coração  da Igreja e do mundo. Lembro o jovem Francisco de Assis, o jovem Francisco Xavier, o jovem Voytila prestes a ser canonizado como João Paulo II, o jovem Frederico Ozanam e um número interminável de jovens! E vós, porque não? E, de forma ainda mais directa, e tu amigo, porque não?

Caros jovens, tendes sede do infinito e Jesus é o Amor eterno que mata todas as sedes.

Porque esperais? Se ficais à espera, ficareis mais longe da Vida e permitireis que outros também fiquem mais longe da Vida.

Vinde à Igreja onde Cristo vos espera para ir pelo mundo de forma radical e eu sei que também gostais de ser radicais e de ser diferentes.

Vinde à Igreja onde Cristo vos espera para saciar a vossa sede de felicidade profunda e duradoura. Vinde, pois há outras pessoas em sofrimento e que precisam de vós: da vossa juventude, da vossa alegria, do vosso entusiasmo e da vossa generosidade para encontrarem a Vida.

Vinde, a Igreja precisa de vós e vós precisais da Igreja.

Confio em vós e vou fazer-vos  um pedido. Posso ? Rezai por mim e comigo para que mais jovens abram o seu coração a Cristo. Contai com a minha oração e a minha bênção.

17/11/2013

+Gilberto,Bispo de Setúbal