Tag Archives: Fátima

Fátima Jovem 2015

Page1Peregrinação Nacional dos Jovens a Fátima.

Formação e debate, oração e reflexão, partilha e animação, é o que caracteriza anualmente a Peregrinação Nacional dos Jovens a Fátima.

O Fátima Jovem pretende ser um momento de troca de experiências alargadas entre os jovens que nas suas dioceses, movimentos e grupos peregrinam no mesmo espírito das Bem-Aventuranças.

Desde a primeira edição que esta Peregrinação de jovens se destaca por ser um encontro de compromisso que ambiciona chegar aos jovens de todas as dioceses. O Departamento Nacional de Pastoral Juvenil (DNPJ) pretende que os jovens católicos portugueses descubram o sentido significado e valor da vida. Que reafirmem esse compromisso em todas as dimensões da vida: na família, na paróquia, na escola, no trabalho, no grupo de amigos…

O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil continua também a propor para o Fátima Jovem 2015 a iniciativa“Novos Olhares”, em que cada jovem participante no Fátima Jovem é desafiado a inscrever-se e ser “voluntário/fotógrafo”, sendo devidamente identificado.
Através da objetiva da sua máquina fotográfica vai ter a oportunidade de ver novas perspetivas, realidades, momentos, paisagens ou passagens e fotografar os vários momentos em que participe.

Vê aqui o vídeo de apresentação do Fátima Jovem deste ano: Fátima Jovem 2015

SÁBADO:

11h00 – Abertura de Secretariado (Centro Pastoral Paulo VI) *
14h30 – Acolhimento I Grande Encontro – momento musical (Centro Pastoral Paulo VI)
17h00 – Saudação a Maria (Capelinha das Aparições)
18h00 – Espaço Jovem – curtas metragens (Centro Pastoral Paulo VI)
19h30 – Intervalo para descanso, oração individual e jantar.
21h30 – Rosário e Procissão de Velas (Capelinha das Aparições)
23h00 – Vigília de Adoração (Basílica da Santíssima Trindade)
24h00 – Teatro de sombras – Grupo Jovem Levanta-te
Espaço de oração e reconciliação nos claustros.

DOMINGO:

Oração da manhã
10h00 – Rosário seguido de procissão (Capelinha das Aparições)
11h00 – Eucaristia no recinto do Santuário e encerramento.

* Até às 14:30h cada diocese tem a sua dinâmica

Descarrega a ficha de inscrição aqui:

“A Caminho” – Peregrinação a Fátima

received_783966888323460Caros irmãos em Cristo,

Vimos informar que os “A Caminho”, e por mais um ano, realizarão a Peregrinação a Pé a Fátima nos dias 21 e 22 de Março de 2015.
Convidamos assim todos os jovens, que queiram de uma forma diferente estar mais próximos de Maria e de Cristo, a juntarem-se a nós.
À semelhança de há dois anos para cá, faremos 40 Km, de Pernes a Fátima, no dia 21 de Março (sábado). A partida será às 6 horas da manhã (da Amora – externato Novo Dia), iremos de carrinha até Pernes e iniciaremos o percurso a pé às 9 horas. A chegada a Fátima está prevista para as 19h do mesmo dia. No dia 22 de Março (Domingo) ficaremos em Fátima, não apenas para descanso físico, mas para reflexão do dia anterior. A hora prevista de chegada à Amora será às 21 horas.
Teremos duas reuniões de preparação, nos dias 7 e 14 de Março (sábados), pelas 21 horas na Igreja Matriz da Amora. Servirão estes encontros para iniciarmos a preparação espiritual para a caminhada (individual e em grupo) que faremos, bem como para conhecer os jovens que vierem pela primeira vez, pelo que, será obrigatório a presença em pelo menos uma das reuniões.
Todos os que quiserem participar nesta Peregrinação deverão inscrever-se até ao próximo dia 7 de Março. Será necessário darem um sinal de 10€ para ajudar nas despesas.
Para se inscreverem, ou para esclarecerem dúvidas relativamente à caminhada, poderão contactar uma das seguintes pessoas:

Inês Matos – inesjrmatos@gmail.com
Marlene Pinho – marlenesofiacouto@gmail.com

Aguardamos pelos vossos sim’s!

Grupo “A Caminho”

A Pé na Fé – Como foi

10647282_895075210502757_1827651201_o

Os jovens de Setúbal encabeçaram a peregrinação diocesana a Fátima, peregrinando até à Mãe deste Batalha a Fátima. Numa clima de oração e partilha, foram convidados a meditar sobre a sua relação com Deus, sempre sob o olhar de Maria.

Abaixo seguem alguns testemunhos de quem viveu este “experimentar, com todos os sentidos, que a vida é um grande caminho para Deus”.

«Apesar de ter mais tenra idade, tenho sempre a necessidade, vontade e prazer de acompanhar todos os jovens, como aspirante a dirigente do CNE, tenho o compromisso e honra de poder ajudar os jovens do meu agrupamento, assim como da comunidade a crescer. Esta iniciativa foi linda e pura, caminhar ao encontro da MÃE, com coração aberto, com o amor que move estes jovens, foi algo que me fez sentir muito bem. Agradeço a oportunidade, a companhia e principalmente a aceitação.»

«A experiência foi algo de extraordinário, muito gratificante. Para mim a participação com a minha comunidade e acompanhar os jovens é muito gratificante. Estarei atento a novos desafios.»

«Agradeço desde já terem -me dado esta oportunidade.
Foi muito importante e gratificante.
Um pequeno passo na minha caminhada.
O momento mais marcante foi sem duvida no santuário, a descida ate á Capelinha…nada se compara ao silêncio que tudo diz.
O Grupo era bastante grande, acolhedor e animado.»

«Foi a primeira vez que fiz uma peregrinação e adorei. Estava tudo muito bem organizado e as pessoas da organização são muito simpáticas. Chegar a Fátima é uma sensação única e inexplicável, foi um momento muito completo e cheio de sentimento.»

«Muito boa organização, boa disposição e acolhimento.»

Para veres mais fotos desta atividade clica aqui.