Tag Archives: João Dias

Convite para a Vigília de Oração e Ordenações

Vigília e Celebração das Ordenações Diaconais e Sacerdotais

Vigília de Oração

A Vigília de Oração será na Igreja Matriz de Amora (Igreja Nossa Senhora de Monte Sião no centro histórico da Amora) às 21h do dia 7 de Dezembro (Sábado).

Largo da Igreja
2845-421 Amora

Ordenações

As Ordenações serão na Sé de Setúbal (Igreja Paroquial de Santa Maria Graça) às 16h de dia 8 de Dezembro (Domingo).

Largo de Santa Maria
2900-600 Setúbal

Mensagem do Diretor, Pe. João Nabais Dias

Diácono João Dias, Director da Pastoral da Juventude de Setúbal

Depois das Jornadas Mundiais da Juventude no Rio de Janeiro, muitos são os ecos que permanecem deixados pelo Papa Francisco aos jovens.

«Ide, sem medo, para servir» é o lema escolhido pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil de Setúbal e que será orientador da nossa ação pastoral. O Santo Padre diz-nos: «seguindo este lema, vocês experimentarão que quem evangeliza é evangelizado, quem transmite a alegria da fé, recebe mais alegria».

Ide: Recorda-nos que somos enviados, como que um mandamento de amor, do amor de Deus que nos enviou o seu próprio Filho, do amor de Cristo que aceitou ser enviado para que, por Ele, nos tornássemos filhos de Deus. Foram pessoas concretas que nos convidaram a assumir esta missão mas é Deus quem nos convida e nos envia.

Sem medo: Neste caminho, teremos que ter consciência que a missão não é nossa, que o sucesso não depende das nossas capacidades, mas que somos sustentados por Aquele que nos envia. Somos chamados a pôr os nossos talentos a render e a entregarmo-nos, sempre com a certeza de que quando trabalhamos por Deus, com Deus e em Deus, Ele se encarrega de nos dar o necessário para a nossa jornada.

A Sagrada Escritura está cheia desses testemunhos, desde Moisés a Jeremias, em que Deus os liberta das suas limitações providenciando o necessário para a missão que lhes confiou. O mesmo se passa quando Jesus confia a Pedro o governo e orientação das suas ovelhas na tríplice interrogação: «Pedro tu amas-me?».

Para servir: Esta é a postura com que queremos encarar esta missão. A postura de quem não pretende alcançar nenhum beneficio próprio mas procura apenas «dar-se sem medida, sem procurar outra coisa que não seja fazer a vontade Santa do Senhor«.

Tenho consciência que não será uma tarefa fácil mas também creio que o Senhor nos dará o que necessitamos para a missão que nos confiou: o de sermos servos na Sua vinha.

Por tudo isto, desejo que o Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil de Setúbal seja um secretariado estruturado, próximo dos jovens, que proporcione momentos de união que levem os jovens a um caminho de encontro com Cristo e com a Igreja no mundo.

Desejo um secretariado de evangelização e conversão pois caber-lhe-á impulsionar a Pastoral da Juventude da nossa diocese procurando ter em atenção as preocupações e dificuldades dos grupos e movimentos, a formação dos animadores e responsáveis de grupos, tendo como principais objetivos o anúncio e a formação.

Deverá também proporcionar uma caminhada que leve os jovens cristãos a uma fé adulta e esclarecida, procurando que sejam, não as nossas comunidades do amanhã, mas desde já comunidade ativa e participativa, contribuindo com a alegria e o sentido de aventura próprios do jovem que procura viver Cristo na sua vida.

Havemos de ter, assim, a preocupação de atrair os jovens, procurando consciencializá-los e responsabilizá-los, animando a fé àqueles a quem a fé se desvaneceu e interpelando aqueles que ainda não a encontraram.

Pe. João Nabais Dias