Tag Archives: Noite XL

Noite XL: de coração renovado ♡

Já o sol acordava quando me despedi, na praia junto ao Forte de S. Julião da Barra, desta Noite XL: foi uma noite muito especial que me ensinou, desafiou e me aproximou muito mais d’Ele.
A aventura, que começou no Largo do Carmo, em Lisboa, com cerca de 800 jovens, levou-nos até a uma Eucaristia única na Igreja de S. Roque e seguiu até Santo Amaro de Oeiras. Fomos convidados, na chegada à praia, a uma caminhada em silêncio, oração e de reflexão… Apenas com a luz das velas que levávamos na mão… Até chegarmos ao Forte. Foi um momento intenso e que me fez esquecer as horas e o cansaço…
Fomos recebidos, na escuridão da noite, por um espectáculo de música e luz lindíssimo, que me recordou a beleza e a simplicidade do Amor de Cristo quando julgamos estar sozinhos.
Já no interior do Forte conhecemos o que, há muitos anos atrás, muitos padres jesuítas sentiram na pele: a prisão, as privações e, até mesmo, a morte. Apesar de ter ficado com o coração apertado, foram esses mesmos testemunhos que me trouxeram força e ânimo, pelo seu exemplo de fé e pela sua entrega a Deus e aos outros.
Quando me questionar se serei capaz de ir mais além, de dar mais de mim e de sofrer mais um pouco, irei sempre lembrar-me do que vivi nesta noite.

A história repete-se

A história repete-se. 200 anos depois da restauração dos Jesuítas pelo Papa Pio VII fruto de uma de muitas perseguições de uma Ordem que pela sua sobriedade, calma, inteligência e fé cultivou no mundo os dons do ES: Sabedoria, Entendimento, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade, Temor de Deus. O que fica da noite XL: A importância de fazer memória; a importância de tentar ver mais além do hoje; a importância do legado e do abandonar-nos no mais essencial cultivando o respeito e a paz.

Para os meus camaradas Ricardo e Fabio pela 2ª noite XL, e pelos “rookies”David, Daniel e Marta, obrigado!

“Porque toda a vida vem de Ti, em tua Luz, vejo a Luz
Porque toda a vida vem de Ti, e a Tua Luz, faz-me ver a Luz.”

Noite XL – As voltas que a vida dá! – 21 de março

A 21 de março, (sexta-feira) irá realizar-se uma peregrinação noturna em Lisboa, com início no Largo do Carmo e fim na praia de Carcavelos.

É uma atividade organizada pelos Jesuítas por ocasião dos 200 anos da Restauração da Companhia de Jesus (tinha que haver um pretexto!).

À noite as distrações são menores. À noite, é possível encontrares pistas e caminhos possíveis. À noite, é possível viver uma “direta com Deus” e descobrir as voltas que a vida dá!

Eu participei em 2006 (Meu Deus! Já lá vão 8 anos!) numa noite XL por ocasião da celebração dos 500 da partida de S. Francisco Xavier para o Oriente. Foi uma das experiências mais bonitas da minha vida ;)

Por isso, já estou a preparar-me para ir a esta. Deixo-te o programa e a forma de inscrição.

As voltas que a vida dá!

22h Largo do Carmo

“Nascer” – Todas as histórias começam com um sim

23h Igreja de S. Roque

“Crescer” – Os amigos são para sempre

01h Cais do Sodré

“Escolher” – Ninguém se arrisca tanto como Deus

02h Passeio Marítimo de Oeiras

“Consolidar” – Ser fiel aumenta a liberdade

03h Fortaleza de S. Julião da Barra

“Contruir” – Levar o mundo ao coração de Cristo

03h30 Ceia

04h Cisterna de S. Julião

“Entregar” – Faz sentido dar a vida pela fé?

05h Praia de Carcavelos

“Renascer” – O futuro faz-se ao colo de Maria

05h30 Regressar

Podes inscrever-se num centro jesuíta ou através da Internet.