Georges Rouault, Jesus reviled, 1922-1927

Mensagem do Director – Quaresma 2014

Padre João Dias, Director da Pastoral da Juventude de Setúbal

Hoje celebramos a quarta-feira de cinzas, celebração litúrgica que nos introduz ao tempo da Quaresma. As cinzas são sinal, que já na cultura judaica, simbolizam a penitência. É assim um tempo onde somos chamados a intensificar o exercício da oração, do jejum e da esmola.

Não que Deus se compraza no nosso sofrimento, mas é caminho que nos conduz à liberdade, à conversão, à vida…, em suma, ao projecto que Deus tem para cada um de nós. Pela cinzas que nos são impostas, um elemento da natureza, que na liturgia se torna um símbolo sagrado, é sinal que nos leva a olhar para o relato da criação e ver que Deus formou o homem do pó da terra e que o insuflou com o sopro divino (cf. Gn 7, 4). Recordando a nossa condição humana, a nossa fragilidade; mas também recorda que a vida que nos habita é nos concedida por Deus, dando ao homem meios de alcançar a salvação que nos fez chegar pelo Seu Verbo encarnado.

O Secretariado da Pastoral da Juventude, por meio de um itinerário pretende ajudar-te a fazer caminho neste tempo. Na verdade quer falar-te de «5 passos para um caminho da reconciliação»: (Exame de Consciência, arrependimento, propósito de emenda, confissão dos pecados e penitência), onde o sacramento da confissão é meditado e iluminado pelas passagens do Evangelho de cada domingo da Quaresma.

Escutando o nosso Bispo, D. Gilberto, na sua mensagem Quaresma deste ano, quando nos diz não passemos pela «Quaresma como quem dorme» , não nos conformemos no nosso comodismo, nem nos deixemos ficar presos na nossa indiferença. Que procurando o silêncio, longe dos ruídos do mundo que nos entorpecem, possamos escutar a voz do Senhor que nos quer falar, e deixarmo-nos transformar no seu Amor. Procuremos neste tempo de Quaresma libertar-nos do que é acessório, para que focados no essencial possamos estar disponíveis para o que realmente dá sentido à nossa vida – Cristo.

Pe. João Luís Nabais Dias