Tag Archives: Voluntariado

Torneio de Futsal – Colónia de Férias

A Colónia de Férias para crianças de condição socioeconómica desfavorecida é organizada pelo JOSV- Jovens Scalabrinianos para o Serviço Voluntário, da Paróquia de Amora e conta com a ajuda e participação de todos os grupos de jovens da Paróquia e também de paróquias vizinhas, nomeadamente Corroios, Barreiro, Baixa da Banheira, Pinhal de Frades, Fernão Ferro, entre outras.

Esta colónia é dirigida a cerca de 80 crianças de famílias carenciadas com idades compreendidas entre os 5 e os 13 anos, provenientes das freguesias de Amora e Seixal e da Casa das Irmãs Missionárias da Caridade (Madre Teresa de Calcutá), em Setúbal.

Durante uma semana, as crianças são acompanhadas por cerca de 20 monitores, que contam com cerca de 10 pessoas encarregues pela alimentação e limpeza permanente do espaço, em regime de voluntariado e gratuidade.

Para que seja possível proporcionar uma semana inesquecível a todas as crianças, a equipa coordenadora da Colónia de Férias 2014 vai realizar um Torneio de Futsal para angariação de fundos.

Alinhas?! ;)

Continuar a ler →

Dia Mundial da Juventude 2014

Bom dia :)) Este post vai no sentido de partilhar um pouco daquilo que foi feito ontem (domingo de ramos) no Dia da Juventude…

Eu e a Ana Sousa achámos que seria importante partilhar!

Assim sendo, podemos dizer-vos que ontem foi um dia maravilhoso em vários aspectos!!

Para além do divertimento habitual que se tira deste tipo de encontros, aprofundamos também o conceito de “Caridade e serviço” vivendo a bem-aventurança que o Santo Padre nos destinou a este dia da juventude: “Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos Céus “.

Para tal, após ouvirmos dois testemunhos de vida sobre estar ao serviço à comunidade, vendo nos necessitados o rosto de deus, e da adoração ao Santíssimo, fomos enviados à “Casa da alegria”, casa essa que está ao cuidado das irmãs da congregação de Madre Teresa de Calcutá e que recebe bebés, crianças e jovens com deficiência, cujas famílias não tem como cuidar delas e que por isso ficam ali institucionalizadas, à mercê da tal caridade e voluntariado que venha de fora e que sirva de auxílio às irmãs.

Assim que lá chegámos já tínhamos os meninos preparadinhos nos seus carrinhos e cadeiras para que fossemos passear com eles!

Depois de uma brevíssima visita à casa, não perdemos tempo e fomos com eles passear até ao rio, apanhar sol e contactar com outros estímulos!  Foi muito bonito aquele passeio e a alegria ma cara daquelas crianças! Passou de um “coitadinhos estao naquela situação” a um “que bom poder fazer algo por estas crianças, que bom que elas estejam felizes”!!

Talvez se tenham mudado mentalidades naquele momento  lá tivemos de regressar e fomos recebidos por uma irmã que nos explicou em que é que se fundamenta a ordem delas e de que conceito partiu a sua obra, que veio da frase que Jesus Cristo disse na cruz “tenho sede!”.

Em traços algo gerais foi isto que se passou  foi um bonito dia!!

Rute Guerreiro (Feijó)