Carta dos Padres Sinodais aos jovens

A carta aos jovens foi lida pelo secretário-geral do Sínodo dos Bispos, o cardeal Lorenzo Baldisseri, este domingo, na Missa de encerramento da 15.ª assembleia geral do sínodo, na Basílica de São Pedro.

«A vocês, jovens do mundo, nós Padres Sinodais nos dirigimos com uma palavra de esperança, confiança e consolação. Nestes dias, reunimo-nos para escutar a voz de Jesus, “o Cristo, eternamente jovem”, e reconhecer Nele as vozes dos jovens e os vossos gritos de alegria, lamentos e silêncios.

Sabemos das vossas buscas interiores, das alegrias e das esperanças, das dores e angústias que fazem parte da vossa inquietação. Agora, queremos que vocês escutem uma palavra nossa: desejamos ser colaboradores da vossa alegria para que as vossas expectativas se transformem em ideais. Temos a certeza de que com a vossa vontade de viver, vocês estão prontos a empenharem-se para que os vossos sonhos tomem forma na vossa existência e na história humana.

Que as nossas fraquezas não vos desanimem, que as nossas fragilidades e pecados não sejam um obstáculo à vossa confiança! A Igreja é vossa mãe, não vos abandona, está pronta para vos acompanhar em novos caminhos, nas sendas mais altas onde o vento do Espírito sopra mais forte, varrendo as névoas da indiferença, da superficialidade, do desânimo.

Quando o mundo, que Deus tanto amou, ao ponto de lhe doar seu Filho Jesus, é subordinado às coisas, ao sucesso imediato e ao prazer, pisando os mais fracos, ajudem-no a reerguer-se e a dirigir o seu olhar para o amor, a beleza, a verdade e a justiça.

Durante um mês, nós caminhámos juntos, com alguns de vocês e muitos outros unidos a nós com a oração e o carinho. Desejamos continuar o caminho em todas as partes da terra onde o Senhor Jesus nos envia como discípulos missionários.

A Igreja e o mundo precisam urgentemente do vosso entusiasmo! Sejam companheiros de estrada dos mais frágeis, dos pobres, dos feridos pela vida!

Vocês são o presente, sejam o futuro mais luminoso!»

28 de outubro de 2018

Foto Synod2018 (Facebook)