Convívios Fraternos organizam congresso e encontro nacional

O movimento dos Convívios Fraternos promove o 45.º encontro nacional intitulado «Haja Festa de mãos dadas», que inclui o congresso «Novos Rumos», entre 7 e 9 de setembro, na Casa do Verbo Divino, em Fátima.

“Estes atos que vamos realizar, revelam os sentimentos de fé, de esperança e de alegria que inundam os corações de todos os jovens, casais e adultos, seja qual for o seu estado de vida e que fizeram, durante estes 50 anos, a inesquecível experiência do Convívio-Fraterno”, explica o fundador dos Convívios Fraternos em mensagem ao movimento.

O padre Valente de Matos recorda que com o início da Peregrinação da Cruz, enviada em Fátima no dia 10 de setembro, iniciaram as Celebrações Jubilares dos 50 anos de existência dos Convívios Fraternos para jovens e dos 25 anos de proposta do mesmo encontro com Deus, também para casais.

As Celebrações Jubilares, a nível nacional, vão acontecer no 45.º Encontro Nacional em Fátima, nos dias 7, 8 e 9 de setembro, com o 3.º Congresso Nacional nos dias 7 e 8, onde será acolhida a Cruz Peregrina, “depois de ser venerada em todas as dioceses e em Moçambique e Paris pelos convivas de Portalegre e Castelo Branco, onde se realizou o 1º Convívio Fraterno”.

Foto: Diocese de Setúbal/AS

Cruz Peregrina na Diocese de Setúbal Foto: Diocese de Setúbal/AS

“Fazemos as mais ardentes votos e a todos desafiamos, para que generosa e corajosamente respondam a este apelo: Neste ano Jubilar vamos estar todos, mas mesmo todos os que pudermos, presentes no 3º Congresso e Encontro Animação Nacional para que, em “festa” e todos de “mãos dadas” possamos traçar “Novos Rumos” às nossas vidas e ao nosso querido movimento que somos todos nós”, desenvolve o padre Valente de Matos.

Programa congresso «Novos Rumos»

Sexta de manhã: Mesa Redonda sobre a História e Frutos do Movimento

Sexta à tarde: Espaço para Trabalho em Grupo sobre diversas temáticas e apresentação dos respectivos resultados.

Sábado de manhã: Definição de pontos de ação e responsabilidades.

Temas, entre outros: Atividades ou Encontros/Retiros de Preparação do CF; Materiais (Caminho de Libertação, Livro de Conviva, etc); Actualidade do Cristo Jovem; Actividades ou Encontros/Retiros de Pós-Convívios; Comunicação do Movimento (Redes Sociais e Divulgação).

“Este congresso representa uma oportunidade única para celebrar, fundamentar e posicionar o Movimento 50 anos depois do 1º Convívio Fraterno.”

Data limite de inscrição: 31 de agosto

Para “qualquer dúvida, sugestão ou comentário” a Equipa de Organização do Congresso Nacional tem o endereço de email – congresso50cf@gmail.com – e existe um site do encontro, em: https://congresso50cf.wordpress.com/, e um evento criado pelos Convívio Fraternos da Diocese de Setúbal.

Convívios Fraternos_2018 (2)