«Esta Igreja tem confiança em vocês» – D. José Ornelas aos jovens da Paróquia de Sesimbra

O bispo de Setúbal e a equipa coordenadora do Departamento diocesano da Juventude começaram hoje na Paróquia de Sesimbra as visitas pastorais dedicadas à juventude.

“Esta Igreja conta com vocês e tem confiança em vocês. Cada vez mais tem de ser obra vossa”, afirmou D. José Ornelas no primeiro contacto com os jovens católicos sesimbrenses.

D. José Ornelas na Paróquia de Sesimbra (novembro 2018)

Esta noite, na igreja paroquial de Sesimbra, o bispo diocesano explicou aos jovens que sem ele “não se pode fazer uma comunidade, um futuro”, e isso “é evidente aos olhos de todos”.

D. José Ornelas destacou as diversas “capacidades” da juventude, a sua “energia”, e o “inconformismo com aquilo que não está certo nas famílias, na Igreja, na sociedade”.

Depois de apresentar os elementos presentes do Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal explicou que a equipa também tem um sacerdote, que é o assistente religioso, e realçou que “o padre não perde o seu lugar quando os jovens e os leigos estão lá” mas “ajuda a pensar e a refletir, a discernir, a tomar decisões”.

“Temos de ser uma Igreja com confiança, que estimula, que acolhe”, salientou.

A oração foi o motor principal do encontro inicial com a comunidade paroquial de Sesimbra e a partir das leituras bíblicas, o bispo diocesano referiu que “a Palavra de Deus e a fé é sempre dinâmica”.

“É muito importante entendermos esta dinâmica da vida e deixá-la moldar pela Palavra de Deus”, acrescentou D. José Ornelas dando como exemplo a vida de Abraão, “o pai na fé” das três grandes religiões.

Inês e bispo D. José_Sesimbra

A coordenadora do Departamento da Juventude também falou com a comunidade presente e começou por agradecer a disponibilidade “de coração e tempo” para a visita.

“A nossa presença não é para vir ensinar, é para partilhar tudo. O que temos vindo a pensar nestes últimos meses de preparação destas visitas, e da vossa experiência e vivência local”, explicou Inês Costa Batista.

A visita paroquial a Sesimbra termina no próximo sábado, 10 de novembro, e a coordenadora disse que o programa desta semana ia propor vários momentos para que “os jovens possam experimentar e sentir-se incentivados” a “tomarem responsabilidade, serem protagonistas, fazerem-se ouvir e serem ouvidos”.

“Momentos mais dedicados aos jovens mas a comunidade está convidada a estar presente como numa família todos somos convidados a fazer parte de todos os momentos com papéis diferentes”, desenvolveu.

Inês Costa Batista salientou também que “a presença e disponibilidade” da equipa coordenadora do Departamento da Juventude é para “estar com todos” que fazem parte da comunidade de Sesimbra: “Partilhem connosco as vossas dificuldades e alegrias. Vamos estar disponíveis para o que acharem necessário. Não tenham receio de nos abordar com qualquer questão, sugestão.”

Dias 07 e 08 de novembro, às 21h00, respetivamente, do programa consta uma Vigília de Adoração e workshops temáticos, e no sábado encontros com escuteiros, catequese, acólitos, o Conselho Paroquial de Jovens e a Eucaristia.