Estudantes do Externato Frei Luís de Sousa vão “Fazer-se ouvir”

sinodo dos jovens

Os alunos do 9.º ano ao 12.º ano do Externato Frei Luís de Sousa (EFLS), em Almada, vão responder ao questionário online de preparação para o próximo Sínodo dos Bispos proposto pela Pastoral da Juventude de Setúbal, durante a próxima semana.

«Jovem Frei, Faz-te ouvir» é o nome da campanha que vai decorrer durante as aulas da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica – EMRC – de 26 de fevereiro a 2 de março, informou o externato católico num comunicado enviado à Pastoral da Juventude de Setúbal.

Os estudantes do 9.º ano ao 12.º ano do Externato Frei Luís de Sousa vão assim responder ao questionário online da diocese e participar “ativamente com as suas opiniões” na preparação do Sínodo dos Bispos sobre «Os jovens, a fé e o discernimento vocacional» que vai realizar-se entre 3 e 38 de outubro e foi convocado pelo Papa Francisco.

O EFLS da Diocese de Setúbal, no centro de Almada, é um estabelecimento de ensino, desde o berçário até ao 12º ano de escolaridade, da diocese de Setúbal, que está a celebrar 62 anos.

Faz-te Ouvir!

O Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude de Setúbal publicou a 1 de fevereiro um questionário para todos os jovens entre 14 a 35 anos que vivem no distrito, “estejam, ou não, ligados à Igreja”.

O «Faz-te ouvir!» é uma proposta de encontro para reflexão, partilha e oração da Igreja Católica “em caminho com os jovens”. Os animadores e os jovens têm também esquemas para dinamizarem encontros e momentos de oração.

Todos os jovens são desafiados a partilhar fotografias de grupo e a partilhar as reflexões e ideias que surgiram nestes encontro no grupo no Facebook «Faz-te ouvir!» e usar a hashtag #FazteOuvir.

Já no próximo mês de março o Papa Francisco vai abrir os trabalhos de uma inédita reunião pré-sinodal com jovens de todo o mundo, crentes e não-crentes que vai reunir cerca de 300 participantes, entre 19 e 24 de março, no Vaticano.