«Faz-te ouvir!» – as respostas dos 1717 jovens ao questionário diocesano

O Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude de Setúbal lançou o repto a todos os jovens, entre os 14 e os 35 anos, crentes e não crentes, de responderem a um questionário sobre a sua participação na Igreja Católica e como veem a instituição.

resultados questionário diocesano_Setúbal (2)

Entre fevereiro e março deste ano 1717 jovens participaram e fizeram-se ouvir à Igreja que quer estar em caminho com a juventude.

Dos participantes, 72% são jovens que estão inseridos na vida eclesial, os 28% não, e esperam que a Igreja Católica responda com “verdade” e ajude a procurar respostas e explicações, que tenha “abertura” à realidade e necessidades do mundo hoje.

Neste contexto, também esperam “acolhimento” e “aceitação”, um olhar mais próximo ao de Jesus, por isso, querem “coerência” entre o que se professa e o testemunho.

Uma linguagem próxima e acessível e uma comunicação simples e eficaz também são precisas. Uma Igreja que os ajude a crescer nas relações – intrapessoais, com os outros e com Deus – é outro dos pedidos, por isso, querem ser protagonistas, como lhes pede o Papa.

questionário_idade participantes

O inquérito intitulado «Faz-te ouvir! – A Igreja em caminho com os jovens» foi realizado no contexto do próximo Sínodo dos Bispos, sobre «Os jovens, a fé e o discernimento vocacional», convocado pelo Papa Francisco e que se vai realizar de 03 a 28 de outubro de 2018.

Esta iniciativa realizou-se depois de encontros com os responsáveis de secretariados, grupos e movimentos juvenis, representantes dos institutos de vida consagrada e instituições sociais católicas que apoiam jovens em situação de risco, durante o mês de janeiro.

Já em maio e junho de 2017, a Pastoral da Juventude de Setúbal tinha reunido com os agentes responsáveis da pastoral juvenil na diocese.

Questionário_resultados_Setúbal