Jovem de Setúbal participa em reunião no Vaticano para preparação do sínodo

A Comissão Episcopal Laicado e Família divulgou hoje que Rui Teixeira, da Diocese de Setúbal, dirigente nos escuteiros é um dos três jovens portugueses que vão participar na reunião pré-sinodal no Vaticano, entre 19 e 25 de março.

“Como dirigente tem elegido a educação para a paz como um dos seus lemas. Atualmente é formador de dirigentes e, para além do seu contributo a nível local, colabora nas equipas nacionais do Corpo Nacional de Escutas (CNE)”, divulga a Diocese de Setúbal.

Rui Teixeira foi escolhido pela Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE) onde tem representado o CNE. O jovem de 30 anos é escuteiro no Agrupamento 1118 São Paulo e ainda coordenador e animador de um grupo paroquial de jovens.

“Médico de formação e docente universitário está dedicado ao ensino e à formação das novas gerações em toda a sua extensão e riqueza”, lê-se ainda no site diocesano.

Para além de Rui Teixeira, a Comissão Episcopal Laicado e Família, da Conferência Episcopal Portuguesa, informou que vão participar na reunião pré-sinodal Joana Serôdio, da Diocese de Coimbra, indicada pelo Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, e Tomás Virtuoso proposto pelo Secretariado Internacional das Equipas de Jovens de Nossa Senhora.

Tomás Virtuoso, Joana Seródio, Rui Texeira  (Foto em Agência Ecclesia)

Tomás Virtuoso, Joana Seródio, Rui Texeira
(Foto em Agência Ecclesia)

A reunião que vai mobilizar 300 participantes entre 19 e 25 de março, foi anunciada pelo Papa Francisco no final de uma audiência pública semanal, em outubro de 2017.

“Foram convidados jovens de várias partes do mundo, tanto jovens católicos como jovens de outras confissões cristãs e outras religiões, ou jovens não crentes”, disse o pontífice na Praça de S. Pedro.

O pontífice argentino vai abrir os trabalhos do encontro, a 19 de março, saudar os participantes e responder a perguntas de jovens dos cinco continentes.

Todos os jovens podem participar na reunião pré-sinodal com a sua reflexão a um dos grupos linguísticos: www.synod2018.va ou www.facebook.com/synod2018.

No contexto do sínodo, a Pastoral da Juventude de Setúbal está a convidar os jovens entre os 14 e os 35 anos, no distrito de Setúbal, a responderem a um questionário online, independentemente da fé ou religião. #Fazteouvir é o desafio de uma Igreja em caminho com os jovens.

A próxima assembleia do Sínodo dos Bispos entre 3 e 28 de outubro tem como tema «Os jovens, a fé e o discernimento vocacional».