Jovens convidados a participar no Dia Mundial das Missões

O diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral das Missões de Setúbal convidou todos os jovens da diocese a participarem no Dia Mundial das Missões, este domingo, dia 21 de outubro, na igreja de Nossa Senhora de Fátima, na Torre da Marinha.

O programa começa às 10h00, com um painel missionário e diversos testemunhos: A irmã Maria Virgem do Mar, do Instituto do Verbo Encarnado, a experiência do seminarista Rúben Miguel em Cabo Verde, e o padre Luiz Carlos Júnior vai apresentar o livro «Misericordiar».

O bispo diocesano, D. José Ornelas, vai presidir à Missa, onde vão ser instituídos Acólitos dois missionários da comunidade de Aliança de Misericórdia, ,às 12h00.

Transcrevemos a mensagem do padre Carlos Filipe Silva:

«Caros amigos, aqui vos deixo três ideias a propósito do dia das Missões (21 de Outubro), neste biénio dedicado à missão dos jovens e entre os jovens, como nos pede o nosso Bispo:

Setúbal_dia de oração pelas Missões (2)1- A Missão não é mais do que a partilha da consciência da alegria que Jesus Cristo nos oferece, sempre que por Ele nos deixamos encontrar e amar.

2- Ser missionário é tão simplesmente ser cristão, em todo o tempo e em todas as ocasiões, segundo o nosso modo de ser, a nossa história pessoal de vida, a nossa personalidade. Neste sentido, de algum modo já somos missionários, sempre que vivemos e actuamos segundo as promessas do nosso baptismo, e os apelos do Espírito, que o Senhor diariamente nos faz!

3 – Mas queremos ser mais e melhores, como nos incentiva o nosso Papa: missionários inconformados com certa ‘apatia’ do nosso mundo, e também das nossas comunidades, que perderam o ‘gosto’ pela beleza e pela verdade do Cristianismo. Queremos mostrar ao mundo quanta riqueza humana e espiritual estão reservadas para os discípulos de Cristo, que O seguem sempre, com o coração escancarado ao seu Amor. Queremos ser ‘missionários do caminho’, pelos lugares onde Deus nos chama a entregar a nossa vida!

Aqui deixo um abraço a todos, e um incentivo, para nos lançarmos na Missão, de sempre e para sempre, a que Jesus, hoje, nos chama!

Também vos convido a participarem no nosso painel missionário, no próximo Domingo, dia 21 de Outubro, na Igreja da Torre da Marinha, pelas 10h.

Boa Missão!»

P. Carlos Filipe Silva
Diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral das Missões

O Dia Mundial das Missões, anualmente no penúltimo domingo de outubro, foi instituído pelo Papa Pio XI, em 1926, como “um dia de oração e ofertas em favor da evangelização dos povos” e o objetivo de “incentivar, nas Igrejas locais, a cooperação missionária”.

As Obras Missionárias Pontifícias – Portugal prepararam o guião missionário 2018/2019 para ser usado ao longo do ano com o tema mobilizador ‘Agarra o desafio, da missão’ – mensagens institucionais dedicadas à missão, esquemas de orações e celebrações, testemunhos, etc.

Todas as dioceses católicas em Portugal estão a viver um Ano Missionário especial, até outubro de 2019, convocado pela Conferência Episcopal Portuguesa com a Nota Pastoral ‘Todos, Tudo e Sempre em Missão’, respondendo a uma iniciativa do Papa Francisco que anunciou um “mês missionário extraordinário” para outubro de 2019.

apoios_grafico