Juventude e Vocações no centro da ação pastoral 2018-2020

Envolver os jovens na vida das paróquias e da diocese, incentivando-os para a missão foi uma das principais resoluções do Conselho Presbiteral da Diocese de Setúbal.

«A Diocese de Setúbal vai colocar a juventude e as vocações no centro sua ação pastoral ao longo do próximo biénio (2018-2020), procurando acompanhar o caminho que a Igreja tem vindo a fazer na preparação para o próximo Sínodo dos Bispos dedicado a este tema.

De acordo com o Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, mantendo-se o tema geral centrado na Pastoral da Juventude e Vocações, a Diocese deverá aderir também à convocação da Igreja em Portugal para um Ano Missionário, dando uma perspetiva missionária ao tema da pastoral juvenil e vocacional.»

O gabinete de comunicação da diocese informa ainda que “preparar a Diocese para a celebração do IV Centenário da morte de Frei Agostinho da Cruz, e elevar Vale de Figueira a Paróquia”, foram outros assuntos em destaque na reunião do Conselho Presbiteral, no dia 22 de maio.

O Conselho Presbiteral, segundo o Código de Direito Canónico, é uma espécie de senado do Bispo que representa o presbitério. Compete ajudar o Bispo no governo da diocese nos termos do direito, para se promover o mais possível o bem pastoral do povo de Deus que lhe foi confiado.