Liturgia católica explicada online

O Secretariado Nacional de Liturgia (SNL) acaba de disponibilizar online o “Dicionário Elementar de Liturgia”, uma obra da autoria do falecido Pe. José Aldazábal. Cerca de 600 entradas procuram explicar, de forma simples e directa, fácil de consultar, tudo o que rodeia as celebrações litúrgicas da Igreja Católica.

http://www.agencia.ecclesia.pt/noticia.asp?noticiaid=61887

No prefácio da obra, D. António Bessa Taipa, Bispo Auxiliar do Porto e antigo presidente da Comissão Episcopal da Liturgia, destaca a importância de “conhecer os ‘actores’; as pessoas e as coisas; os gestos e os símbolos; os lugares e os tempos litúrgicos”.

“Entender, abrir-se à ‘linguagem’ de todos estes elementos, de todas estas realidades, é, por isso, fundamental”, refere.

O SNL transporta para a Internet a obra publicada pelas Paulinas. A editora católica expliuca que o propósito deste Dicionário é oferecer uma síntese razoável sobre termos e conceitos referentes à celebração litúrgica cristã.

Uma síntese que, sem ser excessivamente técnica, ofereça com brevidade os dados básicos que mais possam interessar sobre os aspectos históricos, teológicos e litúrgicos das realidades contidas em cada termo.

Pretende auxiliar e dar pistas precisas sobre cada uma das palavras escolhidas para que seja útil e oriente todos aqueles que – quer partindo da pastoral, do estudo ou da prática cristã – estejam interessados em conhecer melhor tudo o que se refere e é do âmbito da celebração litúrgica.

Para facilitar a consulta, a seguir a cada entrada, dá-se indicação de outros termos relacionados e, ainda, uma breve bibliografia de obras acessíveis.