Mensagem aos Jovens do diretor da Pastoral da Juventude de Setúbal

O diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude de Setúbal desafiou hoje os jovens a fazerem-se ouvir, numa mensagem que assinala a Jornada Mundial da Juventude 2018.

“Fazer-te ouvir sem medos, com coragem, como o Papa Francisco nos tem convidado”, explicou o padre João Nabais Dias, que lembra que são os últimos dias  para responderem ao questionário aos jovens «Faz-te ouvir».

«Por favor, decidi-vos antes que gritem as pedras…» – Papa Francisco aos jovens

No Vaticano, na Eucaristia do Domingo de Ramos, estiveram vários jovens por ocasião da celebração do XXXIII (33.º) Dia Mundial da Juventude, na Praça de São Pedro.

JMJ 2018 (1)

O Papa Francisco na sua homilia dirigiu-se aos jovens e no final da celebração recebeu o documento final do encontro pré-sinodal que terminou este sábado, depois de uma semana de trabalho, no Colégio Pontifício Internacional Maria Mãe da Igreja, em Roma.

«Queridos jovens, a alegria que Jesus suscita em vós é, para alguns, motivo de fastídio e também irritação, porque um jovem alegre é difícil de manipular. Um jovem alegre é difícil de manipular.

Neste dia, porém, existe a possibilidade de um terceiro grito: «Alguns fariseus disseram-Lhe, do meio da multidão: “Mestre, repreende os teus discípulos”. Jesus retorquiu: “Digo-vos que, se eles se calarem, gritarão as pedras”» (Lc 19, 39-40).

Calar os jovens é uma tentação que sempre existiu. Os próprios fariseus inculpam Jesus, pedindo-Lhe que os acalme e faça estar calados.

Há muitas maneiras de tornar os jovens silenciosos e invisíveis. Muitas maneiras de os anestesiar e adormecer para que não façam «barulho», para que não se interroguem nem ponham em discussão. «Vós… calai-vos!» Há muitas maneiras de os fazer estar tranquilos, para que não se envolvam, e os seus sonhos percam altura tornando-se fantastiquices rasteiras, mesquinhas, tristes.

Neste Domingo de Ramos, em que celebramos o Dia Mundial da Juventude, faz-nos bem ouvir a resposta de Jesus aos fariseus de ontem e de todos os tempos (também os de hoje): «Se eles se calarem, gritarão as pedras» (Lc 19, 40).

Queridos jovens, cabe a vós a decisão de gritar, cabe a vós decidir-vos pelo Hossana do domingo para não cair no «crucifica-O» de sexta-feira… E cabe a vós não ficar calados. Se os outros calam, se nós, idosos e responsáveis (tantas vezes corruptos), silenciamos, se o mundo se cala e perde a alegria, pergunto-vos: vós gritareis?

Por favor, decidi-vos antes que gritem as pedras…»

[Homilia completa no site da Santa Sé]

JMJ 2018 (2)

Para assinalar a 33.ª JMJ, este ano vivida nas dioceses, o Papa escreveu a mensagem: «Não temas, Maria, pois achaste graça diante de Deus» (Lc 1, 30).
O próximo encontro mundial de jovens vai realizar-se entre 22 e 27 de janeiro de 2019, na Cidade do Panamá.