«Oração, queiram participar, e desejem ir além-fronteiras» – Mensagem do pré-sínodo aos jovens de Setúbal

O dirigente escutista Rui Teixeira está a participar na reunião pré-sinodal, em Roma, e enviou uma mensagem aos jovens da Diocese de Setúbal.

“Queria pedir que se mantenham unidos em oração a esta caminhada, que queiram participar, e desejem também ir além-fronteiras para fora da nossa realidade que desta forma trazemos muito mais riqueza”, disse o escuteiro do Agrupamento 1118 São Paulo, em Setúbal.

No vídeo divulgado pelo Departamento de Comunicação da Diocese de Setúbal o jovem português fala também sobre a reunião pré-sinodal que, tem como tema «We talk together», e termina este sábado, dia 24 de março, véspera da Jornada Mundial da Juventude, este ano vivida nas dioceses.

“Tem sido muito enriquecedor ver como a Igreja, de facto, é feita de Comunidade de comunidades, mais do que uma Instituição ou instituições”, realçou ainda Rui Teixeira, a partir da experiência que está a viver desde segunda-feira, dia 19.

Rui Teixeira tem 30 anos de idade, é médico e professor universitário, e está em Roma a representar a Conferência Internacional Católica do Escutismo – CICE.

De Portugal estão a participar no pré-sínodo mais dois jovens, Tomás Virtuoso que foi nomeado pelo Movimento Internacional das Equipas de Jovens de Nossa Senhora, e a Joana Serôdio escolhida pela Conferência Episcopal Portuguesa.

“Estou a passar aquilo que é a realidade portuguesa, o nosso entusiasmo, as nossas atividades, também aquilo que são as dificuldades e espero levar algumas ideias para podermos trabalhar”, explicou a jovem de Coimbra que pertence à equipa do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil e está a representar a juventude portuguesa. [Ver vídeo]

Deste encontro pré-sinodal com mais de 300 participantes, dos cinco continentes, vai sair um documento para ser entregue ao Papa Francisco e usado no Instrumentum Laboris que vai orientar os trabalhos do próximo Sínodo dos Bispos, que tem como tema «Os jovens, a fé e o discernimento vocacional», entre 3 e 28 de outubro.

[Informação na Diocese de Setúbal e no Departamento Nacional da Pastoral Juvenil]