Noite XL: de coração renovado ♡

Já o sol acordava quando me despedi, na praia junto ao Forte de S. Julião da Barra, desta Noite XL: foi uma noite muito especial que me ensinou, desafiou e me aproximou muito mais d’Ele.
A aventura, que começou no Largo do Carmo, em Lisboa, com cerca de 800 jovens, levou-nos até a uma Eucaristia única na Igreja de S. Roque e seguiu até Santo Amaro de Oeiras. Fomos convidados, na chegada à praia, a uma caminhada em silêncio, oração e de reflexão… Apenas com a luz das velas que levávamos na mão… Até chegarmos ao Forte. Foi um momento intenso e que me fez esquecer as horas e o cansaço…
Fomos recebidos, na escuridão da noite, por um espectáculo de música e luz lindíssimo, que me recordou a beleza e a simplicidade do Amor de Cristo quando julgamos estar sozinhos.
Já no interior do Forte conhecemos o que, há muitos anos atrás, muitos padres jesuítas sentiram na pele: a prisão, as privações e, até mesmo, a morte. Apesar de ter ficado com o coração apertado, foram esses mesmos testemunhos que me trouxeram força e ânimo, pelo seu exemplo de fé e pela sua entrega a Deus e aos outros.
Quando me questionar se serei capaz de ir mais além, de dar mais de mim e de sofrer mais um pouco, irei sempre lembrar-me do que vivi nesta noite.