Sínodo da Juventude: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”

(…) através de um novo percurso sinodal sobre o tema: «Os jovens, a fé e o discernimento vocacional», a Igreja decidiu interrogar-se sobre o modo de acompanhar os jovens a reconhecer e a acolher a chamada ao amor e a vida em plenitude, e também pedir aos próprios jovens que a ajudem a identificar as modalidades hoje mais eficazes para anunciar a Boa Notícia. Através dos jovens, a Igreja poderá ouvir a voz do Senhor que ressoa inclusive nos dias de hoje. Assim como outrora Samuel (cf. 1 Sm 3, 1-21) e Jeremias (cf. Jr 1, 4-10), existem jovens que sabem vislumbrar aqueles sinais do nosso tempo, apontados pelo Espírito. Ouvindo as suas aspirações, podemos entrever o mundo de amanhã que vem ao nosso encontro e os caminhos que a Igreja é chamada a percorrer.»

- do Documento Preparatório da XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos

A Igreja tem necessidade de reflectir sobre o mundo para adequar a sua resposta às realidades do mundo, continuamente transformadoras.

Assim, no âmbito do Sínodo dos Bispos de 2018, a Santa Sé, através da Conferência Episcopal Portuguesa, decidiu auscultar os agentes da Pastoral Juvenil e Vocacional, através da resposta a um questionário proposto no Documento Preparatório para com isso fazer uma leitura de fé das dinâmicas sociais e culturais onde os jovens crescem e tomam as suas decisões.

Sessões de Auscultação

Durante os meses de maio e junho foram realizadas sessões de auscultação às estruturas diocesanas e vicariais ligadas à pastoral juvenil e vocacional da diocese de Setúbal.

• 27 maio - Secretariados e Movimentos Juvenis
  • 04 junho – Associações/Instituições Católicas para Jovens em Risco e Institutos de Vida Consagrada
  • 10 junho – Responsáveis de grupos de jovens das Vigararias de Almada, Caparica e Seixal
  • 17 junho – Responsáveis de grupos de jovens das Vigararias de Palmela/Sesimbra e Setúbal + Responsáveis de grupos de jovens das Vigararias de Barreiro/Moita e Montijo

A Pastoral da Juventude de Setúbal agradece toda a disponibilidade e colaboração. Com o contributo de todos, vamos agora produzir um documento que espelhe as preocupações diocesanas, e enviá-lo-emos à Conferência Episcopal Portuguesa até setembro.

Inquérito Online

O Vaticano (através da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos) disponibilizou um inquérito dirigido aos jovens entre os 16 e os 29 anos.

Pedimos, assim, que divulguem o questionário, que o façam chegar a todos os jovens e os motivem a responder. Mais do que apenas responder às questões, é importante envolver todos os jovens neste caminho de preparação para o Sínodo, para que esta realidade não nos seja alheia.

O resultado das sessões de auscultação e o resultado do questionário respondido pelos jovens servirão para o documento final do Sínodo da Juventude.

Para mais informações, poderão consultar também:

Estamos à disposição para qualquer questão, e formulamos o desejo de que este caminho que agora iniciámos, nos leve mais longe ao serviço da nossa juventude.