III Jornadas Nacionais da Pastoral Juvenil 2014

JORNADAS MISSIONÁRIAS 2014 III JORNADAS NACIONAIS DA PASTORAL JUVENIL 20>21

Cartaz das JORNADAS MISSIONÁRIAS III JORNADAS NACIONAIS DA PASTORAL JUVENIL

O que são as Jornadas Nacionais da Pastoral Juvenil?

Estas jornadas, continuam o seu objetivo geral de descobrir, aprofundar e traçar “novos” caminhos de evangelização, partir de Cristo, “ir aos jovens” para que, com a experiência de encontro pessoal, cada jovem seja testemunha do evangelho na cultura de hoje, insira-se e renove a sua comunidade local (agente de missão), e com objetivos mais específicos de identificar “linhas de ação para a pastoral da pessoa humana e da família” redescobrindo a família como berço da vida, Dom e vocação, anúncio privilegiado do sentido cristão da afetividade e do amor.

Ao longo desses dois dias, teremos oportunidade de partilhar inquietantes interrogações que atravessam o quotidiano das nossas vidas, da vida dos jovens, da família…

A quem se dirige?

A animadores de grupos e movimentos jovens.

Sábado, 20 de Setembro

10h.00 – Abertura

10h.30 – Painel: “Família hoje…” Margarida Cordo (Psicóloga e mestre em Terapia Familiar), Pedro Valinho (Teólogo), Joaquim Azevedo (Professor Catedrático da UCP e coordenador do grupo de trabalho nomeado pelo Governo para aumentar a natalidade em Portugal)

Moderador: Cón João Aguiar (director do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais da Igreja e presidente do Conselho de Gerência r/com)

12h.00 – Debate

13h.00 – Almoço

15h.00 – Workshops:

1. Pastoral familiar no contexto da evangelização (Rui Pedro Carvalho e equipa – Padre  e responsel da Pastoral Familiar do Patriarcado de Lisboa)
  2. Como enfrentar situações difíceis: uniões de facto, recasados… (José Miguel Barata Pereira –  Reitor do Seminário dos Olivais e responsável da Pastoral Vocacional do Patriarcado de Lisboa)
  3. Jovens e namoro – descoberta vocacional (Nuno Amador e equipa - Vice-reitor do Seminário de Caparide e responsável Pastoral Universitária do Patriarcado de Lisboa)
  4. Família e voluntariado missionário(Rita e José Maria –  Jovens voluntários )
  5. Abertura à vida – natalidade, fecundidade, trabalho (Sofia Reimão – Neurologista e Vice Presidente da Ass. dos Médicos Católicos Portugueses)
  6. Desafios sociais e politicas familiares (Inês Teotóneo Pereira - Deputada e mãe de 6 filhos)

17h.00 – Plenário

19h.00 – Eucaristia

20h.00 – Jantar

21h.00 – “Acordes de Fé”

Domingo, 21 de Setembro

09h.00 – Evangelho e missão da Família – D. António Couto (Bispo de Lamego)

10h.30 – Eucaristia no Santuário

13h.00 – Almoço

15h.00 – Mesa Redonda “Família e comunicação” Tozé Martinho (produtor e realizador), Ana Maria Magalhães (escritora), Jorge Gabriel (apresentador), Inês Bolinhas (Docente de Filosofia na UCP)

16h.30 – Envio e conclusões

Inscrição

inscrição é necessária e obrigatória através do link: http://www.opf.pt/index.php/online-jornadas. Cada grupo/animador deve organizar o seu próprio transporte/alojamento e refeições.

Custo da Inscrição

Só inscrição (sem alojamento nem refeições) – 7,00 €.

Centro Pastoral Paulo VI
Santuário de Fátima