Pré-sínodo no Vaticano é para todos os jovens (dos 16 aos 29 anos)

O Papa Francisco convidou todos os jovens do mundo, entre os 16 e os 29 anos, a participarem no pré-sínodo e partilharem as suas ideias e opiniões pela internet, a partir das suas realidades. As inscrições terminam amanhã, sexta-feira, 16 de março.

“Desejo fortemente que todos os jovens possam ser protagonistas desta preparação, pelo que poderão intervir online, através dos grupos linguísticos moderados por outros jovens”, disse o Papa no dia 18 de fevereiro, na Praça de São Pedro.

Todos os jovens do mundo, entre os 16 e os 29 anos, podem inscrever-se até amanhã, dia 16 de março, num grupo linguístico (português: www.facebook.com/groups/Reuniao.Pre.Sinodal/) e participar online com ideias e opiniões no pré-sínodo.

O hashtag dominante nas redes sociais continua a ser #synod2018.

“O contributo dos grupos da rede vai unir-se ao da reunião de Roma; Agradeço-vos pelo vosso contributo para que caminhemos juntos”, acrescentou ainda Francisco.

«We talk together» é o tema do pré-sínodo que vai levar 315 participantes de todo o mundo, crentes e não crentes, a Roma.

Tomás Virtuoso, Joana Seródio, Rui Texeira  (Foto em Agência Ecclesia)

Tomás Virtuoso, Joana Seródio, Rui Texeira
(Foto em Agência Ecclesia)

A reunião tem a participação de três portugueses: O Rui Teixeira que é da nossa Diocese de Setúbal e foi escolhido pela Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE), a Joana Serôdio nomeada pelo Departamento Nacional da Pastoral Juvenil para representar a Conferência Episcopal Portuguesa e Tomás Virtuoso indicado pelo Secretariado Internacional das Equipas de Jovens de Nossa Senhora.

O Papa Francisco vai abrir a inédita reunião na próxima segunda-feira, dia 19 de março. Deste encontro vai ser escrito um documento para ser entregue ao pontífice, no dia 25 de Março, Domingo de Ramos e Dia Mundial da Juventude.

O pré-sínodo é uma das etapas de preparação para o Sínodo dos Bispos que tem como tema «Os jovens, a fé e o discernimento vocacional» e realiza-se entre 3 e 28 de outubro.

Até ao fim do mês de março, a Pastoral da Juventude de Setúbal desafia todos os jovens, entre os 14 e os 35 anos, que vivem na diocese, a responder a um questionário online.

#Fazteouvir é o hashtag na nossa diocese e uma Igreja em caminho com os jovens.