“Sai do Sofá…e Constrói-te!” – Catequese 3 | Testemunho

Na passada sexta-feira, dia 21 de abril, na Igreja da Sagrada Família, em Vila Nova de Caparica, decorreu mais uma catequese “Sai do sofá e… constrói-te!”. Este mês, o Prof. João Araújo ajudou-nos a refletir sobre o tema da Ideologia de Género.

Tive a graça de ser uma entre os jovens presentes nesta catequese, que nos abriu os olhos para um assunto que invade as nossas vidas todos os dias, em todos os meios, por todo o lado. Num mundo onde parece já não ser fácil explicar o que é um homem e o que é uma mulher, torna-se premente informarmo-nos, esclarecermo-nos e debatermos sobre esta questão. Algo que o Prof. João Araújo nos proporcionou de um modo irrepreensível, pelo que me sinto grata!

Pessoalmente, este tema fez-me refletir acerca da importância da família, o “fermento do evangelho”, como diz o nosso Bispo D. José, o lugar onde aprendemos a amar. Este berço do amor deve estar bem edificado para que os elementos da família não só não se fraturem, mas possam crescer saudáveis e caminhar pelos trilhos da felicidade. Trilhos esses que nos são apresentados pela Igreja qual “tapete vermelho entre um campo minado de perigos”, nas palavras do Prof. João Araújo.

Como já vem sendo hábito, a noite não poderia terminar sem o encontro com Jesus Eucaristia, num belo momento de Adoração presidida pelo Pe. Fernando Paiva. É em momentos destes que o Senhor fala a cada um, nos ajuda a permanecer fiéis e a encontrar o tal tapete vermelho para a felicidade. A noite terminou com uma oração à Sagrada Família, a quem confiámos as nossas próprias famílias. E claro, com um maravilhoso convívio ao luar, adoçado por chá e bolinhos.

Ana Lúcia Agostinho, paróquia da Vila Nova da Caparica