Sé de Setúbal na exposição «Na Rota das Catedrais»

A imagem de Santa Maria da Graça da Sé de Setúbal é uma das peças que pode ser visitada na exposição «Na Rota das Catedrais: Construções (d)e Identidades», até 30 de setembro, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa.

Na Sé de Setúbal a imagem de Santa Maria da Graça está a 4 metros de altura mas na exposição podem-se observar diversos pormenores da peça do séc. XVI (1.º quartel), de autor desconhecido.

setúbal_exposição rota das catedrais (1)

(Foto: Agência Ecclesia/Manuel Costa)

«Na Rota das Catedrais: Construções (d)e Identidades» apresenta 111 peças, algumas classificadas como Tesouros Nacionais, de 26 catedrais portuguesas, das atuais 20 dioceses, mais quatro antigas – Bragança, Coimbra, Elvas e Silves -, e ainda duas concatedrais, a de Miranda e a de Castelo Branco. O visitante tem ainda duas instalações em vídeo.

“Com recurso a uma museografia atrativa, didática e contemporânea, destaca-se pela sua abrangência territorial, amplitude cronológica (século VIII ao século XXI), e diversidade das obras apresentadas, do mobiliário à ourivesaria, passando pela pintura, paramentaria, escultura e outras alfaias litúrgicas”, lê-se no site do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja (SNBCI).

A exposição foi inaugurada a 26 de junho e pode ser visitada até ao fim deste mês, dia 30 de setembro, na Galeria D. Luís do Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa.

No âmbito da exposição «Na Rota das Catedrais: construções (d)e identidades» o Palácio Nacional da Ajuda recebe o seminário «As catedrais portuguesas: lugares de memória», a partir das 10h00 (programa), do dia 26 de setembro. A participação é gratuita, com inscrição prévia – geral@pnajuda.dgpc.pt – e entrega certificado de presença. É coorganizado em parceria pela Direcção-Geral do Património Cultural e pelo SNBCI.

A mostra nacional faz parte do projeto «Rota das Catedrais» que resulta do acordo de cooperação entre o Ministério da Cultura e a Conferência Episcopal Portuguesa assinado em 2009

O bilhete da exposição tem um custo de 5€, 50% de desconto para estudantes e seniores, e as crianças até aos 12 anos não pagam.
Já os museus e monumentos nacionais geridos pela Direção Geral do Património Cultural têm entrada gratuita aos domingos e feriados até às 14h00, como o Palácio Nacional da Ajuda.

Palácio Nacional da Ajuda – Largo da Ajuda, 1349-021 Lisboa
Coordenadas GPS: 38°42’27.49″N 9°11’52.16″W
Todos os dias, exceto quartas-feiras, das 10h00 às 18h00
Bilhetes: 5 euros (exposição); ou 8 euros (exposição e visita ao Palácio)