Semana dos Seminários 2018

A Igreja celebra a Semana dos Seminários 2018, entre 11 e 18 de novembro, com o tema «Formar discípulos missionários».

“Nesta semana rezemos especialmente pelos nossos seminários. Demos graças a Deus pelos seminaristas e pelas equipas formadoras. Peçamos que Ele os ilumine no caminho de um discernimento sério e uma entrega plena.
Roguemos ainda ao Senhor que converta o coração de todos os batizados ao verdadeiro sentido de missão e àqueles que Ele chama ao ministério ordenado dê coragem para responderem com coragem e generosidade”, presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios.

Semana_dos_Seminarios_2018_Facebook_Cover

Na sua mensagem, D. António Augusto Azevedo explica que “confrontada com os desafios” da sociedade e a cultura de hoje, “a missão da Igreja exige sacerdotes bem formados, chamados a ser «evangelizadores com espírito» e testemunhas da santidade de Deus”.

“É fundamental que todos os agentes da formação – bispos diocesanos e seu presbitério, equipas formadoras, professores de teologia, colaboradores dos seminários, bem como as famílias, paróquias e outras realidades eclesiais – cumpram exemplar e dedicadamente a sua missão formativa”.

Existem diversos materiais para cada, sozinho e em comunidade, nos grupos e movimentos, rezar pelos seminários: Mensagem, a proposta de uma vigília de Oração pelo, a Oração pelo Seminários, a sugestão de preces para a Oração Universal, os Mistérios Gozosos do Rosário e ainda “pequeninos instrumentos” com o hino.

Semana dos Seminários 2018: GuiãoOração

Na Diocese de Setúbal, o Seminário de São Paulo, em Almada, recebe a Vigília Jovem – Vocare, às 21h00 no dia 16 de novembro, e todos os jovens estão convidados para participar.

SEMANA DOS SEMINÁRIOS 2018_vigília vocare

Momento de oração, cânticos, testemunhos, convívio e magusto é o programa para a iniciativa na próxima sexta-feira que é organizada pelos grupos de jovens a Caminho, Eccomi, Fénix, MissionArte, Nossa Senhora da Conceição, pela Comunidade da Aliança de Misericórdia e pelo Seminário de São Paulo de Almada.

SEMANA DOS SEMINÁRIOS 2018_oração_2

Semana_dos_Seminarios_2018_Cartaz