Setúbal & o Sínodo dos Bispos | Encontros de Reflexão e Formação

O Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude de Setúbal convidou todos os agentes de pastoral juvenil da diocese para cinco encontros de reflexão e formação sobre os temas do Sínodo dos Bispos 2018 dedicado ao tema geral “jovens, fé e discernimento vocacional”.

Os encontros promovidos pela equipa da pastoral juvenil têm como objetivo geral a formação para “clarificar e envolver” os agentes da pastoral juvenil na lógica sinodal.

As cinco reuniões começam este domingo, dia 14 de janeiro, no Seminário de Almada, com uma jornada dupla: Encontro com secretariados e movimentos, às 15h00, e a partir das 18h00, as Vigararias de Almada, Seixal e Caparica.

Os dois primeiros formadores são, respetivamente, o responsável nacional da pastoral Juvenil dos Salesianos, o padre Álvaro Lago, e o diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil e do Ensino Superior de Santarém, o padre Ricardo Conceição.

Os formadores vão abordar os temas do próximo Sínodo dos Bispos (03-28 outubro) a partir do documento preparatório, ou seja, vão falar sobre a realidade dos jovens no mundo de hoje, o discernimento vocacional e a ação pastoral com os jovens.

Os agentes juvenis das Vigararias Barreiro/Moita e Montijo foram convidados para reunir a partir das 21h00 de 26 de janeiro, na igreja de Santa Maria, no Barreiro. A formadora é a irmã Ana Paula Conceição, das Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora, que acompanha o movimento GioFrater.

Os últimos encontros são no domingo seguinte, dia 28 de janeiro, na Cúria Diocesana, em Setúbal. Começa com as Vigararias de Palmela/Sesimbra e Setúbal (15h00) e depois reúnem os Institutos de Vida Consagrada e Instituições Sociais que trabalham com jovens em situação de risco (18h00).

Para esta jornada dupla foram convidados os sacerdotes Miguel Ribeiro e Carlos Alberto Nunes, respetivamente, dos Missionários Espiritanos e dos Combonianos.

Nestes encontros o Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil vai convidar as paróquias, grupos e movimentos a envolverem os jovens na atividade «Faz-te ouvir! – A Igreja em caminho com os jovens», que vão desenvolver a nível local nos meses de fevereiro e março.

Nestas reuniões, com duração aproximada de duas horas, também vai ser apresentado um questionário destinado aos jovens da diocese, bem como mostrados os resultados das reuniões e da auscultação feita aos responsáveis da juventude diocesana e reforçado o plano de ação do atual ano pastoral 2017/2018.