Sínodo dos Jovens | D. José Ornelas pede aos jovens que “caminhem em conjunto”

O bispo de Setúbal, D. José Ornelas, pediu aos jovens da diocese que participem nas propostas diocesanas – inquérito, reuniões – relacionadas com o Sínodo dos Bispos 2018.

D. José e jovens“É este caminho em conjunto que, com os jovens e como jovens, nós pedimos que todos participem. Para que esta Igreja seja cada vez dinâmica, mais jovem, mais sinodal, mais gente a fazer caminho de fé em conjunto”, mobilizou D. José Ornelas.

Desde o início deste mês que o Secretariado da Pastoral da Juventude de Setúbal convidou e desafiou os jovens da diocese a fazerem-se ouvir neste caminho sinodal.

O “Faz-te ouvir!” termina no final de março e tem o objetivo de “chegar a todos os jovens da diocese de Setúbal” – católicos, cristãos, de outras religiões, sem religião. A pastoral da Juventude publicou um inquérito e esquemas de encontro e oração para que a nível local – paróquias, movimentos juvenis, grupos de jovens, catequese – possam ser dinamizados encontros de reflexão e partilha.

Os jovens do território de Setúbal são desafiados também a partilhar fotografias, reflexões e ideias que surjam nesses encontros. No Facebook existe o grupo «Faz-te ouvir!» e a hashtag do momento é #FazteOuvir.

O bispo de Setúbal recorda o destaque do Papa Francisco de que o Sínodo dos Bispos não é “sobre os jovens mas dos jovens e com os jovens”.

“Também na preparação precisamos que realmente toda a gente participe, queremos ser parte desta Igreja, queremos ser parte deste caminho que estamos a fazer juntos”, realça D. José Ornelas, explicando o significado de sínodo.

PJS_Faz-te-Ouvir-Cartaz

Sobre o Sínodo…

A próxima assembleia sinodal, convocada pelo Papa Francisco, tem como tema «os jovens, a fé e o discernimento vocacional» e vai realizar-se entre 3 e 28 de outubro, em Roma.

Para preparar a reunião, a secretaria-geral do sínodo convocou uma reunião pré-sinodal que decorre entre 19 e 24 de março.

“Foram convidados jovens de várias partes do mundo, tanto jovens católicos como jovens de outras confissões cristãs e outras religiões, ou jovens não crentes”, anunciou o Papa Francisco a 4 de outubro de 2017, no final da audiência pública semanal, na Praça de São Pedro.

Em termos gerais, Sínodo dos Bispos pode ser definido como uma assembleia consultiva de representantes dos episcopados católicos de todo o mundo, com peritos e outros convidados, para ajudar o Papa no governo da Igreja Católica.

Até hoje houve 14 assembleias gerais ordinárias e três extraordinárias, as últimas dedicadas à Família, em 2014 e 2015.

O Sínodo dos Bispos também está nas redes sociais – Facebook, Twitter e Instagram – «Synod2018».