Testemunho vocacional diácono João Paulo Duarte

O diácono João Paulo Duarte vai ser ordenado presbítero no próximo domingo, 17 de junho, pelas 16h00, na Sé de Setúbal. A celebração vai ser presidida pelo nosso bispo, D. José Ornelas.

O João Paulo Duarte faz parte da equipa da Pastoral da Juventude da diocese e escreveu-nos um testemunho vocacional.

«Ao aproximar-se, a minha ordenação sacerdotal, é o momento propício para dar graças a Deus por tudo o que tem feito por mim, especialmente pela forma tão grandiosa de Me Amar e Perdoar continuamente.

Ao olhar para a minha vida, desde tenra idade, e até aos dias de hoje, uma coisa é certa: “Jesus está vivo” e bate constantemente à porta do meu coração e pergunta bem baixinho “Posso entrar?” e “Posso amar-te?”.

É maravilhoso, quando estamos os dois na mesma sintonia. Como sou feliz… quando permito que Ele me abrace e me encha com o seu amor e carinho.

Durante a minha vida, e perante o Seu amor por mim, e por cada um de nós, tenho apenas tentado corresponder ao Seu infinito amor.

Com a Igreja, tenho descoberto uma nova e numerosa família que da qual eu também faço parte. Esta é a grande família de filhos de Deus: Ela tem sido para mim mãe e irmã. Nos momentos de tribulação e de dúvidas, ela me ampara e me guia. Nos tempos de calmaria, ela confirma e desinstala.

A vida em seminário e de conhecer diversas realidades pastorais que por onde vou passando, têm-me ensinado e ajudado a perceber que para viver um dia no céu, tenho que já hoje, aqui e agora, a começar a construi-lo com aqueles que Jesus me dá no quotidiano.

Nestes últimos tempos, no tempo de diaconado [ordenado a 08 de dezembro de 2017], tenho tido a graça e a alegria de perceber que apesar da minha pequenez Jesus, usa-me para se encontrar e mudar a vida de tantos homens, mulheres e crianças através do sacramento da comunhão e do baptismo.

Peço a vossa oração, para que eu a cada momento possa escolher viver no céu.»

Diácono João Paulo Duarte

Esta sexta-feira, dia 15, a igreja de Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, recebe uma vigília de Oração, a partir das 21h30.

As Missas Novas vão ser celebradas no dia 23 de junho, às 18h, em Corroios, e no dia seguinte (24/6), em Sobral da Abelheira, pelas 16h00, a sua paróquia natal.

Diácono João Paulo Duarte (1)